Ticker

6/recent/ticker-posts

URGENTE: Agência declara situação crítica no rio Xingu, que abastece usina de Belo Monte.

Em nota, ANA diz que objetivo da medida é a garantir segurança hídrica da região; seca pode impactar geração de energia.

Seca Histórica do Rio Xingu atinge uma das Maiores geradoras de Energia do País Hidrelétrica de Belo Monte localizada na cidade de Vitória do Xingu no Pará.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou, nesta segunda-feira (30), situação crítica de escassez hídrica no rio Xingu e seu afluente, o rio Iriri, até o dia 30 de novembro.
Segundo nota do órgão regulador, o objetivo da medida é a garantir segurança hídrica da região e mitigar os impactos da seca nos níveis dos rios, o que pode impactar na geração de energia.
A bacia do rio Xingu abastece a Usina de Belo Monte, localizada no norte do Pará. A hidrelétrica é uma das maiores do país, responsável por 11% da capacidade de geração de energia do sistema interligado nacional.

Em nota, a ANA afirma que a medida tem a finalidade de "comunicar à população a gravidade da situação de seca na região". Além disso, a intenção da agência é permitir que instituições gestoras e diferentes usuários de recursos hídricos no rio Xingu adotem medidas preventivas para mitigar os impactos da seca.

O órgão regulador afirma ainda que poderá alterar regras de uso da água e adotar outras medidas. Segundo a agência, os níveis dos rios devem baixar ainda mais em outubro e novembro.

Essa já é a quarta declaração de escassez hídrica emitida neste ano pela Agência. Em maio, a Ana declarou crítica a situação de escassez quantitativa dos recursos hídricos na na região hidrográfica do Paraguai.

Em julho, as chuvas abaixo do previsto na região levaram a Agência a declarar escassez para o rios Madeira e Purus, Acre e Laco e em setembro, foi aprovada declaração de escassez no trecho baixo do rio Tapajós.



Por: Portal Pérola do Xingu | Com Informações: O globo

Postar um comentário

0 Comentários