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O anúncio do DNIT sobre o início das Obras na BR-230 trouxe esperança mais também revelou problemas crônicos de infraestrutura e sociais existente em Altamira.

Foto; (MAB), Movimento dos Atingidos por Barragens- Moradores realizam manifestos em frente ao MPF exigindo indenização. 

Além do problema de Infraestrutura no replanejamento das vias e rodovias nas áreas Urbana de Altamira, uma em particular vem gerando preocupações e dores de cabeça aos Três poderes, Órgão; Municipal, estadual e Federal.

Entenda

A BR-230 e uma Rodovia de alçada Federal, no entanto, a parte que adentra a cidade Altamira cerca de 15 km, nunca recebeu um palmo de asfalto vindo do Governo Federal - DNIT. Com a chegada do projeto da Usina de Belo Monte na região, o antigo gestor Domingos Juvenil em 2013 assumiu a responsabilidade sobre os 15 km da rodovia, para que a mesma pudesse ser trafegável e desviar assim todo o fluxo de veículos pesado e o trânsito caótica do centro da cidade, além de diminuir os indicies de acidentes.

Em 2022 durante a gestão do atual Prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes os problemas da Rodovia voltaram a entra em pauta. Agora entregue a própria sorte e sem manutenção. No dia 20 de junho de 2022 parte da rodovia foi bloqueada pelos moradores, que através de diversas cobranças por melhorias, sem nenhuma resposta a via ficou cerca de cinco meses com um trecho da rodovia bloqueado.

Moradores que residem as margens da rodovia em ato de protesto realizaram bloqueio pedindo melhorias.

Em julho de 2022, o prefeito Claudomiro Gomes através de reunião realizada com lideranças de Altamira juntamente com o DNIT discutiu as problemáticas da rodovia. E somente em agosto através de uma ação protocolada pela Prefeitura ao ministério público do Pará a autarquia do DNIT assumiu a responsabilidade da BR-230 trecho de 15 km que adentra o município Altamira. Nesse período informou que dentro de 60 90 dias a rodovia iria passar por trabalhos de reparos.

No entanto, somente em novembro do mesmo ano através de apelo dos movimentos sociais em virtude das reclamações dos moradores que vivem as margens da rodovia clamarem por socorro devido a péssima condição que a rodovia se encontrava, o estado interveio e pavimentou o trecho de 300 metros na qual ainda se encontrava bloqueada. Os trabalhos para resolver os transtornos que ainda resultou em mortes de moradores da cidade demorou cerca de dois dias de trabalho.

Através da promessa surge desespero do oprimido

Atualmente o projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está em processo de mapeamento da área e desapropriação das moradias que se encontra as margens da rodovia.

Oficialmente, o projeto de manutenção do trecho urbano da Transamazônica -BR 230 não prevê a realocação dos moradores. Dessa forma, cerca de 200 de famílias estão sendo notificadas para desocuparem as suas casas sem qualquer tipo de indenização. Segundo os moradores, servidores do DNIT, passaram em suas residências notificando que iria realizar o corte no fornecimento de energia e segundo os moradores os mesmos deram um prazo até dia 30 dias para deixar o local. Os funcionários do DNIT estariam agindo sem mandado judicial, relataram os moradores.

Durante esta ultima terça-feira 17, os moradores dessa área realizaram um manifesto em frente ao Ministério Público Federal cobrando indenização para que possam sair do local. Dessa forma o MPF agendou uma reunião com a coordenação da comunidade para discutir a situação. Além disso, a DPU informou aos moradores que eles não podem ser despejados sem mandado judicial e se dispôs a acompanhar o caso.

O Projeto

O projeto para a manutenção da BR-230 foi elaborado pelo Governo anterior, do Ex-presidente Jair Bolsonaro, no entanto, só agora o projeto está sendo executado. Segundo o termo de referência do projeto, as obras estão orçada em R$ 25,7 milhões. O projeto original ainda não foi divulgado, e nem anunciado oficialmente pelo órgão. No entanto, as informações colhidas revelam que o projeto irá ser executados em um prazo de 3 anos.

Altamira atualmente possui cerca de 135.069 mil habitantes segundo a previa do censo de 2022, e crescimento de veículos também cresceu. A necessidade de obras de melhorias nas avenidas e rodovias da cidade se faz necessário, visto que a cidade em pesquisas levantada pelo órgão municipal de trânsito do município mostrou um acréscimo nos acidentes de trânsito nesse ano de 2022.

Cabendo ressaltar que Altamira está clamando por essa obra, e se o projeto apontar que a BR-230 irá receber obras de duplicação, será um grande avanço para o desenvolvimento da cidade.


Por: Portal Pérola do Xingu

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