Ticker

6/recent/ticker-posts

SEDAP visita Altamira e Medicilândia para os preparativos do Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica-Chocolat Xingu 2022

Situados na Região de Integração do Xingu Medicilândia e Altamira estão entre os sete maiores produtores de cacau do Pará.

Reunião com equipe da Prefeitura de Altamira e a Sedap

Na última semana Altamira e Medicilândia receberam a visita dos gestores do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A visita aos municípios foi para tratar dos preparativos para os festivais de cacau desses municípios.

O principal objetivo da vista foi para demostrar apoio aos municípios produtores de cacau durante a realização de programações que visam mostrar o potencial da produção cacaueira no Estado.

MPPA: Justiça estadual do Pará suspende licenciamento da mineradora Belo Sun. Confira aqui!

Uma reunião preparatória ocorreu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em Altamira, que integra o Sistema da Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), que atua na parceria de apoio aos festivais.

Além dos representantes da Sedap, a reunião contou com demais integrantes dos órgãos realizadores do festival como a Prefeitura de Altamira, lideranças das cooperativas dos produtores de cacau e chocolate, autoridades técnicas locais e membros da sociedade civil.

Ainda no município, a equipe da Sedap participou de um encontro na sede da Prefeitura de Altamira com a participação do prefeito Claudomiro Gomes, do secretário de agricultura, Almir Uchôa, e o vice prefeito, Jorge Gonçalves além de vereadores.

Altamira sediará o 1º Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica-Chocolat Xingu 2022.

Altamira sediará o I Concerto Ambiental. Confira aqui!

O Festival Internacional do Cacau e do Chocolate da Transamazônica -"Chocolat Xingu 2022" que ocorrerá em Altamira, será realizado pela primeira vez, e pretende alavancar valorização e incentivar os produtores cada dia mais com a inserção de tecnologia e ferramentas que colabore para ampliar esse setor.

A programação que acontecerá em Altamira reunirá todos os municípios localizados na área de influência da rodovia Transamazônica (BR- 230), os produtores terão a oportunidade de trazer e mostrar para o mundo as amostras de suas produções.

Em Altamira, o Festival acontecerá nos dias 30 de junho e se estenderá até o dia 3 de julho. Em Medicilândia, a data do tradicional Festival do Cacau está sendo definida e deverá ser realizado em agosto deste ano.

A proposta para a realização de reuniões preparatórias partiu da equipe do Procacau como forma de apoiar as ações de promoção do desenvolvimento da cadeia do cacau na maior região produtora do fruto. " A Sedap apoia a realização dos eventos voltados para a promoção do cacau paraense que ocorrem em nosso Estado. Então, durante esta semana, nos reunirmos com diversos representantes dos órgãos e instituições dos dois municípios para afinarmos os preparativos para esses importantes eventos", explicou Ivaldo Santana, coordenador do Procacau da Sedap que esteve acompanhado da engenheira agrônoma da Sedap, Dulcimar Melo, que também integra a equipe do programa da secretaria.

No município de Medicilândia, a reunião aconteceu no gabinete do presidente da Câmara Municipal, vereador Jari Teixeira. Além da Sedap, participaram da reunião o engenheiro agrônomo da Sedap na Transamazônica, Luiz Otávio Rabelo, a titular da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo (Sectur), Suelen Felizardo e Francisco Francês, chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Medicilândia.

 

Por: Portal Pérola do Xingu | Infor: Sedap

Postar um comentário

0 Comentários