A Cerimônia
de abertura aconteceu nesta sexta-feira 27/05, na sede da Secretaria Municipal
da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA).
De 02 a 05 de junho, Altamira será sede de um evento ambiental que visa contribuir para que o município alcance o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento sustentável. |
Altamira durante os últimos anos esteve, e ainda estar dentro das estatísticas
das cidades que mais contribuiu para o desmatamento na Amazônia, um passivo
ambiental de aproximadamente 5.542 km2 de desflorestamento, contabilizados
entre o período dos anos de 2008 a 2021, causando grandes impactos no meio
ambiente.
O que aprofunda a reflexão face ao desafio ao controle do desmatamento ilegal, para muda essa realidade novas politicas públicas estão sendo implantada para que haja de fato contribuição de forma positiva para as causas ambientais no município.
Na pratica, a Prefeitura de Altamira estará realizando dentre os dias 02 a 05 de junho uma grande programação que visa construir na cidade uma cultura consciente de que, podemos produzir muito sem degradar o meio ambiente.
Com o tema: “A Harmonia entre a Conservação da floresta e as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”, o evento será realizado pela prefeitura de Altamira através da (SEMMA), Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente do município.
Projeto Usina da Paz em Altamira, Confira aqui!
Durante amanhã desta sexta-feira 27/05, houve o pré-lançamento do I Concerto Ambiental de Altamira, o evento aconteceu na Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA) na Rua Abel Figueiredo, no Bairro Aparecida o evento iniciou às: 8h da amanhã.
O I Concerto Ambiental, será uma programação inédita na cidade, onde a
cidade se tornará sede do evento que acontecerá durante quatro (4) dias, de 02
a 05 de junho, o evento ambiental tem como proposta contribuir para que o
município alcance o equilíbrio necessário para o seu desenvolvimento
sustentável.
Propostas do evento
O I Concerto Ambiental de Altamira tem como missão, apresentar a situação ambiental e todas as propostas para a conservação florestal e, para isso, contará com mesas e palestras voltadas para o diálogo local sobre preservação.
Durante todos os dias do I Concerto Ambiental de Altamira acontecerá simultaneamente a Feira de Produtos da Bioeconomia, apresentando o trabalho de artesãos e também, alimentação, onde será possível que os participantes possam degustar produtos como sucos, chocolates, mel, além de outros produtos.
Para a administração municipal é importante discutir sobre as possibilidades de mudar a realidade de Altamira, e compondo o evento do I Concerto Ambiental estarão professores e pesquisadores de todo o país, organizações não governamentais nacionais e internacionais, cooperativas, além de técnicos e profissionais que participarão das mesas e palestras oferecidas durante o evento.
Ananindeua e Altamira recebem investimentos federais para redução da violência.
Ao todo, nove (9) mesas irão abordar temas como: bioeconomia, arranjo florestal, harmonia rural, clima, turismo e meio ambiente, recomposição florestal, fomento para projetos sustentáveis, apresentação de projetos locais de desenvolvimento sustentável. A última mesa irá realizar a elaboração do produto final: a Carta de Altamira.
O projeto de acontecerá de forma coletiva, organizado e com apoio das instituições públicas, privadas e a colaboração dos principais atores da nossa sociedade, a prefeitura será capaz de criar e fomentar políticas públicas que promovam a recomposição florestal em larga escala em Altamira.
E para isso, a ‘Carta de Altamira para o Meio Ambiente’ é um instrumento que será produto deste evento e conterá metas prevendo ações ao desenvolvimento socioeconômico conciliando a prática e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
O objetivo maior, é contribuir para que o município alcance um equilíbrio necessário para o desenvolvimento sustentável, conforme as metas estabelecidas nesta Carta para os próximos 50 anos.
0 Comentários