CONSÓRCIO BR-422 (CONSTRUTORA APIA LTDA / LCM CONSTRUCAO E COMERCIO SA) é homologada vencedora da licitação para pavimentação da BR-422.
Um grande avanço a realização da pavimentação desta rodovia, um antigo sonho de todos que necessita transitar por ela, e também um sonho dos moradores da BR-422 que residem as margens, entre o trecho de Novo Repartimento á Tucuruí que por fim, esse sofrimento de lama no inverno e muita poeira no verão estarão com os dias contados.
Com investimento previsto de R$ 176
milhões, a BR-422 deve passar por obras, no trecho entre Novo Repartimento e
Tucuruí. Nesta quarta-feira (13/11), foi publicado no Diário Oficial da
União o edital de licitação para construção e pavimentação da via. Ao todo,
serão pavimentados 59,34km da rodovia, segundo o Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT).
“A BR-422 é uma rodovia que teve sua construção lá na década de 80. De lá pra cá, nunca foi asfaltada e nas épocas mais chuvosas do ano, ela fica intrafegável. Na seca, espalha poeira para tudo que é canto, provocando, inclusive, problemas de saúde na população local”, declarou o senador Zequinha Marinho (PSC/PA), líder da bancada do Pará no Congresso Nacional.
A licitação para definir a empresa responsável pela pavimentação da BR-422 está prevista para acontecer no próximo dia 05 de novembro, seguindo a modalidade em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), na forma eletrônica, do tipo menor preço. O prazo de execução do empreendimento é de 2 anos.
A bancada (do Pará) se reuniu e conseguiu recurso proveniente de emendas parlamentares para que o governo pudesse iniciar a obra, afirma Zequinha Martinho (Pedro França / Agência Senado) |
Zequinha Martinho já vinha articulando
com as autoridades a pavimentação da via, assim como outros parlamentares,
justificando o seu estado crítico e os transtornos causados na região. Para o
senador, a Bancada teve um importante protagonismo para que o governo tivesse
condições de realizar a obra.
“Não poderíamos continuar assim e, para
resolver esse problema, a bancada se reuniu e conseguiu recurso proveniente de
emendas parlamentares para que o governo pudesse iniciar a obra”, explicou.
Foram assegurados pela bancada R$ 44 milhões para começar a execução dos
trabalhos. Existe a necessidade que no PLOA 2022 (Projeto de Lei Orçamentária
Anual), que estima a receita e fixa a despesa da União para o próximo ano, os
parlamentares destinem uma complementação para a continuidade da obra.
Segundo o superintendente regional do DNIT no Pará, Marcelo Sortica, a obra na BR-422 é “uma das grandes prioridades do governo federal”. Além dessa, ele cita a pavimentação da BR-230, no trecho de Itupiranga até Novo Repartimento, e a duplicação da BR-316. “A pavimentação da BR-422 é continuidade da BR-230. Uma dá continuidade à outra. Com essas duas obras, teremos o acesso de Marabá a Tucuruí por uma via toda pavimentada”, ressalta.
Por: Portal Pérola do XinguFonte: O liberal
0 Comentários