Condutor faz registro do descaso na qual se encontra a Rodovia Transamazônica perímetro que passa pela área urbana do Município. Veja o vídeo.
Perímetro da BR-230 sentido ao município de Brasil Novo |
A Rodovia Transamazônica e umas das rodovias mais conhecida no País por sua péssima qualidade em infraestrutura, a transamazônica foi criada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das obras inacabadas devido às suas proporções enormes, realizadas durante o período do governo militar.
Segundo a Wikipédia, a rodovia liga o
extremo leste (na região Nordeste), se inicia na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba; enquanto que ao extremo oeste na região Norte, se inicia na cidade de Lábrea, no estado do Amazonas.
Dentro do estado do Pará, possui grande relevância no
desenvolvimento de vários municípios, sendo umas das BRs de grande influência
para economia do País, por interligar os mais longínquos municípios do interior
do estado e torna-los acessíveis, contribuindo para o escoamento de produções.
Em Altamira, na região sudoeste do Pará, a Rodovia Transamazônica também
faz essa integração passando pela Parte urbana do Município sendo a principal
rota terrestre para ser ter acesso a capital do estado.
A solução
Durante o fluxo intenso da Usina de Belo Monte, e com a principal rodovia
(Ernesto Acioli) que dar acesso ao centro de Altamira em estado de
replanejamento e duplicação, tornou-se prioridade que o governo de Altamira pensasse
em um replanejamento para o trânsito do município.
Em 2014 a prefeitura Municipal da cidade assumiu a parte da BR-230,
que na época passava pelas margens do Município, e atualmente a rodovia
tornou-se parte do centro urbano do Município com a expansão da malha urbana com a criação de novos bairros construídos
pela empresa Norte Energia e empresas particulares.
Com a prefeitura de Altamira sendo responsável por essa parte da BR-230
que compõe a aparte urbana, pela primeira vez recebeu serviços básicos de
infraestrura como; iluminação e pavimentação asfáltica, o que transformou para
melhor essa parte da cidade mudando a vida de muitas pessoas que habita as
margens da BR, que antes era difícil até passar veículos de pequeno porte.
A Problemática
Atualmente a situação da Rodovia Transamazônica não e das melhores,
abeira de se torna intrafegável, buracos, valas e barrancos aponto de
desmoronar por falta de manutenção, além de não possuir adequações necessárias
para trazer segurança a quem passar por ela, agora os condutores e pedestres se
arriscam em manobras perigosas para seguir seu destino.
Durante essa primeira semana do mês de novembro de 2021, internautas
revoltados com a nova realidade que se encontra a BR-230, temendo o passado
quando não podia transitar pela via, registra o descaso na qual vários
trabalhadores enfrentam diariamente afim de que autoridades lhe deem alguma
solução.
Veja o Vídeo:
A prefeitura de Altamira apática a toda e qualquer situação, até o
presente momento não se pronunciou a respeito e nem divulgou nenhum projeto ou
plano de ação que possa sanar essa problemática que pode custa a vida de um pai
de família.
O morador do Bairro jatobá Sr Afonso, que faz todo o dia esse percussor para o trabalho lamenta. “Faço todos os dias esse trajeto por essa BR para o meu trabalho, por ser um acesso mais rápido, mais infelizmente estou preocupado que a qualquer momento parte dela possa desmoronar no trecho ali logo na saída perto do posto Ipiranga, sentido Brasil Novo. Esse trecho de BR está a cada dia pior começou do iniciou do ano pra cá, a prefeitura não faz manutenção aí fica difícil. Se o prefeito que não faz nada, não se mexer e não realizar uma manutenção até o período do inverno, esse resto de asfalto não vai aguenta esse inverno, outro ponto critico e próximo ao campeiro, está feio a vala está a cada dia maior, o prefeito anterior era ruim, mais esse atual, e pior do que eu pensava.” Relata Afonso morador do Bairro Jatobá.
Alguns problemas já vinham acontecendo na gestão passada, como; a falta
de acostamento, meio fio, linha D´Água, calçamento e o estreitamento da via que
com o passar dos dias o fluxo de veículos vem aumentado. A gora juntou todos
esses problemas e mais as buraqueiras e a falta de iluminação Pública.
Como já foi dito, alguns dos problemas na BR já acontecia na gestão
passada, porém, se agravaram ainda mais no início deste ano de 2021, com as
fortes chuvas e a falta de reparos e manutenções, a preocupação da população é
que esses problemas possa a qualquer momento fazer do pai de família, um
trabalhador uma vítima fatal, por consequência da falta de infraestrutura.
Além da grande quantidade de buracos que se abrem e aumenta a cada
dia ao longo da BR, a falta de iluminação, sinalização e placas de sinalização vertical e horizontal e placas informativas e outro fator preocupante.
A BR-230 e um desvio construído para que, os veículos de grande porte e veículos que transportam cargas pesadas possam passar pelo perímetro urbano com maior segurança e seguir seu destino, e com a expansão da malha urbana agora também serve de principal acesso para os moradores que trabalha no centro da cidade e precisa transitar por ela para chegar a sua casa.
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Por: Portal Perola do Xingu
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