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A BR-230 que passa pela área Urbana do Município de Altamira Preocupa condutores

Condutor faz registro do descaso na qual se encontra a Rodovia Transamazônica perímetro que passa pela área urbana do Município. Veja o vídeo.

Perímetro da BR-230 sentido ao município de Brasil Novo

A Rodovia Transamazônica e umas das rodovias mais conhecida no País por sua péssima qualidade em infraestrutura, a transamazônica foi criada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974) sendo uma das obras inacabadas devido às suas proporções enormes, realizadas durante o período do governo militar.

Segundo a Wikipédia, a rodovia liga o extremo leste (na região Nordeste), se inicia na cidade de Cabedelo, no estado da Paraíba; enquanto que ao extremo oeste na região Norte, se inicia na cidade de Lábrea, no estado do Amazonas.

Dentro do estado do Pará, possui grande relevância no desenvolvimento de vários municípios, sendo umas das BRs de grande influência para economia do País, por interligar os mais longínquos municípios do interior do estado e torna-los acessíveis, contribuindo para o escoamento de produções.

Em Altamira, na região sudoeste do Pará, a Rodovia Transamazônica também faz essa integração passando pela Parte urbana do Município sendo a principal rota terrestre para ser ter acesso a capital do estado.

A solução

Durante o fluxo intenso da Usina de Belo Monte, e com a principal rodovia (Ernesto Acioli) que dar acesso ao centro de Altamira em estado de replanejamento e duplicação, tornou-se prioridade que o governo de Altamira pensasse em um replanejamento para o trânsito do município.

Em 2014 a prefeitura Municipal da cidade assumiu a parte da BR-230, que na época passava pelas margens do Município, e atualmente a rodovia tornou-se parte do centro urbano do Município com a expansão da malha urbana com a criação de novos bairros construídos pela empresa Norte Energia e empresas particulares.

Com a prefeitura de Altamira sendo responsável por essa parte da BR-230 que compõe a aparte urbana, pela primeira vez recebeu serviços básicos de infraestrura como; iluminação e pavimentação asfáltica, o que transformou para melhor essa parte da cidade mudando a vida de muitas pessoas que habita as margens da BR, que antes era difícil até passar veículos de pequeno porte.

A Problemática

Atualmente a situação da Rodovia Transamazônica não e das melhores, abeira de se torna intrafegável, buracos, valas e barrancos aponto de desmoronar por falta de manutenção, além de não possuir adequações necessárias para trazer segurança a quem passar por ela, agora os condutores e pedestres se arriscam em manobras perigosas para seguir seu destino.

Durante essa primeira semana do mês de novembro de 2021, internautas revoltados com a nova realidade que se encontra a BR-230, temendo o passado quando não podia transitar pela via, registra o descaso na qual vários trabalhadores enfrentam diariamente afim de que autoridades lhe deem alguma solução.

Veja o Vídeo:

 


A prefeitura de Altamira apática a toda e qualquer situação, até o presente momento não se pronunciou a respeito e nem divulgou nenhum projeto ou plano de ação que possa sanar essa problemática que pode custa a vida de um pai de família.

O morador do Bairro jatobá Sr Afonso, que faz todo o dia esse percussor para o trabalho lamenta. “Faço todos os dias esse trajeto por essa BR para o meu trabalho, por ser um acesso mais rápido, mais infelizmente estou preocupado que a qualquer momento parte dela possa desmoronar no trecho ali logo na saída perto do posto Ipiranga, sentido Brasil Novo.  Esse trecho de BR está a cada dia pior começou do iniciou do ano pra cá, a prefeitura não faz manutenção aí fica difícil. Se o prefeito que não faz nada, não se mexer e não realizar uma manutenção até o período do inverno, esse resto de asfalto não vai aguenta esse inverno, outro ponto critico e próximo ao campeiro, está feio a vala está a cada dia maior, o prefeito anterior era ruim, mais esse atual, e pior do que eu pensava.” Relata Afonso morador do Bairro Jatobá.

Alguns problemas já vinham acontecendo na gestão passada, como; a falta de acostamento, meio fio, linha D´Água, calçamento e o estreitamento da via que com o passar dos dias o fluxo de veículos vem aumentado. A gora juntou todos esses problemas e mais as buraqueiras e a falta de iluminação Pública.

Como já foi dito, alguns dos problemas na BR já acontecia na gestão passada, porém, se agravaram ainda mais no início deste ano de 2021, com as fortes chuvas e a falta de reparos e manutenções, a preocupação da população é que esses problemas possa a qualquer momento fazer do pai de família, um trabalhador uma vítima fatal, por consequência da falta de infraestrutura.

Além da grande quantidade de buracos que se abrem e aumenta a cada dia ao longo da BR, a falta de iluminação, sinalização e placas de sinalização vertical e horizontal e placas informativas e outro fator preocupante.

A BR-230 e um desvio construído para que, os veículos de grande porte  e veículos que transportam cargas pesadas possam passar pelo perímetro urbano com maior segurança e seguir seu destino, e com a expansão da malha urbana agora também serve de principal acesso para os moradores que trabalha no centro da cidade e precisa transitar por ela para chegar a sua casa.

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Por: Portal Perola do Xingu

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