A Rodovia Transamazônica foi projetada para ter 100% de sua extensão pavimentada para integrar o Norte com resto do País.
Planejada para integrar melhor o Norte brasileiro com o resto do país, foi inaugurada em 27 de agosto de 1972 ainda inacabada e faltando vários trechos a serem asfaltados. Inicialmente projetada para ser uma rodovia pavimentada com 8 mil quilômetros de comprimento, conectando as regiões Norte e Nordeste do Brasil com o Peru e o Equador, não sofreu maiores modificações desde sua inauguração.
Depois o projeto foi modificado para 4 977 km até Benjamin Constant, porém a construção foi interrompida em Lábrea totalizando 4 260 km. Durante sua construção os trabalhadores ficavam completamente isolados e sem comunicação por meses, muitos não resistiam e morriam de doenças oriundas da selva amazônica ; malária, hepatite e febre amarela.
Meses entranhados na selva amazônica desbravando a mata ainda intocada pelo homem, os trabalhadores passava-se meses para obter alguma informação do mundo lá "fora" durante muito tempo os trabalhadores recebiam apenas visitas ocasionais vindas de algumas cidades próximas.
O transporte geralmente era feito por pequenos aviões, que usavam pistas totalmente precárias. Por não ser pavimentada, o trânsito na Rodovia Transamazônica é dificultado nas épocas de chuva na região (entre outubro e março).
Por: Portal Pérola do Xingu
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