Ticker

6/recent/ticker-posts

Belo Monte responde por 7% da energia e reforça sistema elétrico na estreia do Brasil na Copa

ALTAMIRA-PÁEnquanto milhões de brasileiros acompanhavam a estreia do Brasil na Copa do Mundo contra o Marrocos, no último sábado (13), a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, garantia o abastecimento de 7% da energia consumida no país — inclusive a necessária para a transmissão do jogo.

No intervalo da partida, a participação da maior hidrelétrica 100% brasileira saltou para 34% na resposta ao pico de demanda. Esse crescimento repentino no consumo entre o primeiro e o segundo tempo é um comportamento esperado, já que os torcedores aproveitam a pausa para abrir a geladeira, acender luzes de outros cômodos ou realizar outras atividades rápidas.

É em momentos críticos como esse que a alta flexibilidade e a capacidade de resposta de Belo Monte se provam fundamentais, atuando como uma verdadeira "bateria" para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Em apenas sete minutos, a usina injetou mais 850 MW na rede, demonstrando a rapidez operacional necessária nos momentos de maior urgência.

A preparação começou antes mesmo do apito inicial. Atendendo a uma diretriz do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a usina suspendeu manutenções preventivas que pudessem limitar sua capacidade, colocando todas as suas máquinas à disposição do SIN para garantir o espetáculo.

Por: Portal Pérola do Xingu | Fonte: Ascom/Belo Monte

Postar um comentário

0 Comentários