ALTAMIRA-PÁ - Enquanto milhões de brasileiros acompanhavam a estreia do Brasil na Copa do Mundo contra o Marrocos, no último sábado (13), a Usina Hidrelétrica Belo Monte, no Pará, garantia o abastecimento de 7% da energia consumida no país — inclusive a necessária para a transmissão do jogo.
No intervalo da partida, a
participação da maior hidrelétrica 100% brasileira saltou para 34% na resposta
ao pico de demanda. Esse crescimento repentino no consumo entre o primeiro e o
segundo tempo é um comportamento esperado, já que os torcedores aproveitam a
pausa para abrir a geladeira, acender luzes de outros cômodos ou realizar
outras atividades rápidas.
É em momentos críticos como
esse que a alta flexibilidade e a capacidade de resposta de Belo Monte se
provam fundamentais, atuando como uma verdadeira "bateria" para o
Sistema Interligado Nacional (SIN). Em apenas sete minutos, a usina injetou mais
850 MW na rede, demonstrando a rapidez operacional necessária nos momentos de
maior urgência.
Por: Portal Pérola do Xingu | Fonte: Ascom/Belo Monte
0 Comentários