![]() |
Av. Sete de setembro/Centro comercial |
Altamira - Na região do Xingu, o município de Altamira, localizado ao sudoeste do estado, apresentou dados positivos com relação à criação de novos empreendedores. Altamira vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Pará ao registrar 1.219 novos empreendimentos entre janeiro e julho de 2025. O desempenho coloca o município na 7ª posição no ranking estadual de abertura de empresas, segundo dados da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). O número representa cerca de 60% das formalizações na região de abrangência, reforçando o protagonismo da cidade no cenário empresarial.
Diversificação econômica marca avanço empresarial
A expansão do setor é impulsionada por uma ampla gama de atividades. Fora do regime de Microempreendedor Individual (MEI), o comércio varejista de vestuário e acessórios lidera com 278 registros. Em seguida, aparecem os segmentos de mercadorias em geral (244), restaurantes e similares (168) e construção de edifícios (150). Também ganham destaque os setores de bebidas (121), autopeças (105), produtos farmacêuticos (102), representações comerciais (94) e acessórios para motocicletas (92).
No universo dos MEIs, o comércio de vestuário mantém a liderança com 617 formalizações. Serviços de beleza (354), mercearias e minimercados (270), comércio de bebidas (245), promoção de vendas (241), lanchonetes e casas de sucos (217), restaurantes (214), obras de alvenaria (161) e apoio administrativo (157) completam o panorama.
Panorama empresarial: mais de 13 mil empresas ativas
Altamira contabiliza atualmente 13.765 empresas ativas. Destas, 6.867 são MEIs, 4.440 sociedades limitadas (LTDA), 2.261 empresários individuais, 116 sociedades anônimas e 54 cooperativas, além de outras 27 com diferentes naturezas jurídicas.
Gestão municipal vem contribuindo para impulsionar ambientes de negócios
A diversidade dos setores evidencia a capacidade do município de gerar empregos, atrair investimentos e fomentar o empreendedorismo. Esse fortalecimento é atribuído às ações da gestão “Renovação, União e Trabalho”, que tem investido em políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico.
Uma das ações importante realizado pela prefeitura foi a criação da Sala do Empreendedor, que foi inaugurada em fevereiro, e já atendeu mais de 200 profissionais autônomos. O espaço oferece serviços gratuitos como formalização de negócios, emissão de alvarás e suporte técnico.
Comparativo revela crescimento
Em relação ao mesmo período de 2024, Altamira apresentou crescimento significativo na abertura de empresas e duplicou a oferta de capacitações para empreendedores e trabalhadores. Além dos 1.219 novos negócios, foram criados 572 microempresas, as sociedades anônimas cresceram 32% e 54 cooperativas foram formalizadas.
Por: Portal Pérola do Xingu | Informações: PMA
0 Comentários