A Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, assinou o contrato com o Consórcio Nova Engevix & PowerChina para a realização de obras de ampliação e modernização dos quatro aeroportos do Pará administrados pela concessionária.

Os serviços devem ter início
nos próximos dias, após a emissão de todas as licenças necessárias, e a
conclusão está programada para junho de 2026. Durante os trabalhos, está
prevista a contratação de dois mil funcionários para atuar nos quatro
aeródromos: Carajás, Altamira, Marabá e Santarém.
As reformas incluem ampliações
significativas nos terminais de passageiros. Em Carajás, a área será cinco
vezes maior, passando de 800 m² para 4.000 m². Santarém terá mais que o triplo
do espaço atual, indo de 1.300 m² para 4.400 m². A proporção é semelhante à de
Marabá, com uma expansão de 1.800 m² para 5.100 m². Já Altamira cresce de 1.200
m² para 2.900 m².
Além disso, serão
implementados recursos de segurança em todos os aeródromos, como novas áreas de
escape nas cabeceiras, faixas preparadas na pista e melhorias nas operações de
pouso e decolagem. As iniciativas da Aena têm como objetivo atender à crescente
demanda de passageiros e garantir que os aeroportos operem de forma moderna e
alinhada aos padrões internacionais.
“Estamos orgulhosos em contribuir para o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária do Brasil. Nosso compromisso é com a eficiência operacional, o conforto dos passageiros e a segurança em todos os nossos terminais”, afirma o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.
As obras de ampliação e
modernização dos aeroportos administrados pela concessionária no Pará
beneficiam diretamente as regiões atendidas, contribuindo para a expansão do
turismo e da economia.
“São obras grandiosas, que irão movimentar muito a economia da região e deixarão um imenso legado para o estado do Pará. Estamos muito felizes em fazer parte deste empreendimento e contribuir para a modernização da infraestrutura aeroportuária do país”, afirma Fernando Schmidt, diretor do consórcio construtor CCBN.
A Nova Engevix Engenharia
completa 60 anos em 2025, com atuação em diversos setores de infraestrutura. A
empresa participou integralmente das primeiras concessões aeroportuárias do
Brasil, tendo executado as obras dos aeroportos de Brasília, Natal e Manaus.
A PowerChina é uma das maiores
construtoras do mundo, presente em mais de 130 países e desde 2010 vem atuando
no Brasil, consolidando sua posição com mais estas grandes Obras.
Veja as principais mudanças em
cada aeroporto da Aena:
CARAJÁS
O Aeroporto de Carajás ganhará
um terminal de passageiros cinco vezes maior que o atual, passando de 800 m²
para 4.000 m². Essa expansão garantirá mais conforto e eficiência, com um
ambiente amplo e moderno para embarque e desembarque. A área pública terá um
crescimento significativo, sendo 14 vezes maior que a atual. A segurança
operacional será reforçada com novas áreas de escape na pista e a instalação do
Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI). Na área externa, a
ampliação do estacionamento trará mais comodidade a todos os usuários.




Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de 800 m² para 4.000
m²
- Sala de embarque com dois portões e 380 m²
- Superfície da área pública será 14 vezes
maior que a atual
- Balcões de check-in com nove posições e 45
m²
- Controle de segurança (raios-X) em área de
140 m²
- Restituição de bagagem com uma esteira,
numa área de 170 m²
- Pátio de estacionamento para até três
aeronaves
- Novas áreas de escape no final da pista,
em ambas as cabeceiras
- Nova área técnica
- Ampliação do estacionamento
- Novos edifícios de apoio
- Nova via de acesso para Seção Contra
Incêndio
- Instalação de Indicador de Trajetória de
Aproximação de Precisão (PAPI)
ALTAMIRA
A ampliação do terminal do
Aeroporto de Altamira melhorará o fluxo de passageiros, com mais espaço para
embarque, desembarque, check-in e restituição de bagagens. O pátio de aeronaves
será expandido, novas áreas de escape aumentarão a segurança, e a via de
pedestres será readequada para melhor circulação. Além disso, novos edifícios
de apoio e tecnologias de navegação reforçarão a operação aeroportuária,
garantindo mais conforto e eficiência para os usuários.




Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de 1.200 m² para
2.900 m²
- Sala de embarque com dois portões e 370 m²
- Superfície da área pública será 3,6 vezes
maior que a atual
- Balcões de check-in com oito posições e 70
m²
- Controle de segurança (raios-X) em área de
100 m²
- Restituição de bagagem com uma esteira,
numa área de 180 m²
- Pátio de estacionamento para até três
aeronaves
- Novas áreas de escape no final da pista,
em ambas as cabeceiras
- Adequação da via de pedestres do lado ar
- Ampliação de pátio para aeronaves da
aviação geral
- Instalação do Indicador de Trajetória de
Aproximação de Precisão (PAPI)
- Novos edifícios de apoio
MARABÁ




Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de
1.800 m² para 5.100 m²
- Sala de embarque com quatro portões e 630
m²
- Superfície da área pública será 3,6 vezes
maior que a atual
- Balcões de check-in com 13 posições e 150
m²
- Dois controles de segurança (raios-X) em
área de 70 m²
- Restituição de bagagem com duas esteiras,
numa área de 270 m²
- Pátio de estacionamento para quatro
aeronaves tipo C
- Novas áreas de escape no final da pista,
em ambas as cabeceiras
- Ampliação da via de pedestres
- Revitalização do pavimento da pista e do pátio de estacionamento de aeronaves
SANTARÉM
O Aeroporto de Santarém
ganhará um terminal de passageiros mais de três vezes maior que o atual,
garantindo mais conforto e fluidez no embarque e desembarque. A área pública
será ampliada, e novos espaços para check-in, segurança e restituição de
bagagens tornarão o atendimento mais ágil e organizado.
Além da ampliação do terminal,
a reconfiguração do pátio de aeronaves, a instalação de novos sistemas de
aproximação e melhorias no acesso ao aeroporto elevarão os padrões operacionais
e de segurança. Com essas mudanças, Santarém contará com um aeroporto mais
moderno e funcional, impulsionando o desenvolvimento da região e fortalecendo
sua conectividade aérea.




Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de 1.300 m² para
4.400 m²
- Sala de embarque com quatro portões e 700
m²
- Superfície da área pública será quatro
vezes maior que a atual
- Balcões de check-in com 20 posições e 161
m²
- Dois controles de segurança (raios-X) em
área de 150 m²
- Restituição de bagagem com duas esteiras,
numa área de 269 m²
- Reconfiguração do pátio de estacionamento
para oito aeronaves
- Novas áreas de escape no final da pista,
em ambas as cabeceiras
- Remodelação do meio-fio no acesso ao
aeroporto
- Instalação do Indicador de Trajetória de
Aproximação de Precisão (PAPI)
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