Projeto busca capacitar pessoas, em sua maioria mulheres, que queiram se aprimorar no ramo da gastronomia ou aprender do zero
O projeto Gastronomia do Amanhã realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), está em Altamira realizando curso teórico-prático totalmente gratuito para 30 pessoas em situação de vulnerabilidade social. O foco é capacitar essas pessoas que queiram melhorar suas habilidades na cozinha, ou ganhar uma renda extra e quem sabe até transformar em renda principal.
O curso ensina também a cozinhar sem desperdícios. Neila Batista, confeiteira autônoma há mais de 10 anos em Altamira, elogia a iniciativa, pois nunca tinha pensado em usar até o que de costume ia para o lixo.
“Gostei de tudo, aqui eu aprendi a usar temperos, a cozinhar com técnicas que melhoram o sabor da comida. É uma experiência única e vou botar em prática. Tudo na comida fica uma delícia e muda todo nosso olhar para os alimentos”, ressalta feliz a confeiteira.
Na quarta- feira (28), os participantes tiveram uma palestra sobre como se tornar MEI na prática, em parceria com o Sebrae. E, ao final, atentos a cada passo, puderam ver o chef Walney Junior que acompanha o projeto em Altamira, preparando um prato saboroso.
“Estar em Altamira participando de uma iniciativa em uma área que tem transformação social, é muito bom. Atuar com o social nos permite mudar realidades, e com comida, é melhor ainda. Todos aqui podem aprender de tudo para também trabalhar com alimentos”, enfatiza o chef.
O projeto, baseado nos princípios da cultura alimentar amazônica, já beneficiou mais de quatro mil participantes em 20 municípios do estado, promovendo valorização cultural, inclusão e transformação social através da gastronomia. A iniciativa do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA) leva conhecimento através de uma programação que inclui aulas teóricas e práticas sobre noções de culinária, técnicas de biossegurança, marketing e empreendedorismo.
“É uma coisa muito especial que estamos aprendendo, tudo que a gente descarta pode ser usado, isso é incrível. Nada é lixo ou não serve, e isso é muito bom para evitar desperdício. Tô feliz pela oportunidade e agradecida pela equipe do chefe que é muito prestativa, o apoio do Cepro e por todo o aprendizado”, declara dona Neila.
A oficina inclui quatro dias de aulas teóricas e práticas, resultando em um Festival Gastronômico no último dia, 01/03, onde os participantes compartilham os resultados e recebem certificados no Centro de Convenções e Cursos do Premem. O evento vai contar com exposição de artesanato, aula show, apresentações culturais da DJ PDX, Bethe Corrêa e Welber Pinheiro, o grupo Cisne Branco e claro, muita gastronomia.
Patrocinado pela Equatorial Pará, Itaú e Instituto GPA via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o projeto conta com a coordenação técnica da chef Verena Aquino, que destaca a importância de oferecer oportunidades para que as pessoas enxerguem na gastronomia uma fonte de renda sustentável.
"Nosso objetivo é motivar os alunos a continuarem cozinhando após o curso. Muitos já abriram seus próprios restaurantes, conquistando independência financeira", conclui Verena.
O Gastronomia do Amanhã segue para a cidade de Uruará onde também vai realizar o curso, recebendo somente cadastro de reservas, pois a turma com 30 alunos já está completa.
Serviço
Gastronomia do Amanhã – Curso gratuito para pessoas em vulnerabilidade social
Cidade: Altamira-PA
Curso teórico
Data: De 26 a 29/02
Horário: Das 14h às 18h
Local: Centro Educacional Profissionalizante (CEPRO) - Ac. 01 - Bairro Aparecida (Altamira)
Festival gastronômico e entrega de certificados
Data: 01/03 (sexta-feira)
Horário: A partir das 16h
Local: Centro de Convenções e Cursos do Premem Endereço: Rua Acesso Dois, 530 - Bairro Premem (Altamira)
Cidade: Uruará
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Endereço: Avenida Goiás, s/n
Data: De 04 a 08/03 Horário: Das 14h às 18h
Link de inscrição:
Por: Portal Pérola doXingu|Informações/PMA
0 Comentários