Ticker

6/recent/ticker-posts

O Centro Integrado de Pesca Artesanal de Altamira, permanece fechado após dois anos de inaugurado. Confira!

 IMAGEM: Centro Integrado de Pesca Artesanal de Altamira visto de cima

As margens do Xingu, o Centro Integrado de Pesca Artesanal em Altamira foi construído com objetivo de fortalecer a cadeia do pescado a nível interestadual. No entanto, um pouco mais de dois anos de inaugurado o local ainda permanece fechado.

SOBRE CIPAR

O complexo cultural as margens do Rio Xingu em Altamira, construído pela empresa Norte Energia responsável pela Construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, teve as obras iniciadas em 2011, somente inaugurado de fato no dia 11 de maio de 2021, quando foi entregue a população o ultimo espaço – O Centro Integrado de Pesca Artesanal de Altamira – CIPAR.

IMAGEM: Centro Integrado de Pesca Artesanal de Altamira visto de cima

Construído em uma área total de 4.979,02 m², o local recebeu um investimento na ordem de 25,4 milhões, contendo; doca, atracadouros para as embarcações, 48 boxes, fabrica de gelo, sala de embalagens é área de apoio a higienização de utensílios destinados aos pescadores cooperados da cidade de Altamira e da região, que deverão seguir os critérios definidos pela Cooperativa dos Pescadores de Belo Monte (COOPPBM), responsável pelo gerenciamento do espaço.

Com a entrega do local à COOPPBM, o ambiente passou a se chamar ‘Pescados do Rio Xingu” e tem como objetivo fortalecer a cadeia do pescado a nível interestadual.

No entanto, foi apenas uma entrega simbólica por que, de fato, o local nunca foi aberto ao público para comercialização de peixes ou coisa do tipo. O Portal Pérola do Xingu, fez registro do local, e constatou a atual realidade, o ambiente continua fechado após dois anos e dois meses de inaugurado e todos os matérias e equipamentos sendo deteriorado pela ação do tempo, sem a devida utilização. Confira o vídeo!

Sendo assim, ainda não temos informações sobre o motivo pela qual o local ainda permanece fechado. Fazendo saber, que antes da construção do complexo e do remanejamento dos moradores da avenida Ernesto Acioli áreas próximas ao local, havia uma grande concentração de pescadores que comercializavam muitas das vezes de forma irregular os pescados as margens da rua.

COMPLEXO MUSEOLOGICO DO XINGU

Na área do complexo, foi construído vários espaços voltados a fomentação da economia e do turismo local, dentre eles; o Complexo museológico que compõe diversas áreas para visitação e locais para realização de palestra e apresentações culturais, museu, sede da FUNAI e área de exposição de artefatos. Além do Centro Integrado de Pesca Artesanal de Altamira - CIPAR.


Por: Portal Pérola do Xingu

Postar um comentário

0 Comentários