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"Consorcio Ponte Rio Xingu" será responsável pela obra da ponte de Belo Monte. Confira!

O projeto de construção da Ponte sobre o Rio Xingu foi, e ainda continua sendo assunto de grandes debates em pauta de diversos jornais, no entanto, sempre colocado em segundo plano.

Com as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, iniciada em junho de 2011, ainda no Governo da Ex-presidente Dilma Roussef, do Partidos dos Trabalhados PT, quando o IBAMA emitiu a Licença de Instalação nº 795/2011 que permitiu o início das obras da UHE Belo Monte no Rio Xingu, no município de Vitória do Xingu - Pará.

A população da Região TransXingu (Transamazônica e Xingu), acreditava que devido aos impactos ambientais gerado pelo empreendimento a ponte seria uma das prioridades do governo e até mesmo do consorcio construtor da Usina de Belo Monte – CCBM, colocando como prioridade a construção da ponte como umas das condicionantes impostas pelo IBAMA e por demais autoridades e lideranças locais, com o intuito de compensar o impacto gerado pela Usina as comunidades da região e ao meio ambiente.

No entanto, para surpresa de todos, e para o atraso ao desenvolvimento da região, a ponte sobre o Rio Xingu na comunidade de Belo Monte no Município de Vitória do Xingu ficou apenas no imaginário da população.

No governo de Bolsonaro, o tema virou palanque eleitoreiro, após grande repercussão de vídeos gravado por populares com um pedido de socorro para que a ponte fosse construída. Desta forma, por duas vezes assinaram a ordem de serviços para construção da ponte sobre o rio Xingu. No entanto, não havia estudo e nem recurso para iniciar a obra.

ATUALIDADE

2023 - Atualmente estão sendo revelados estudos sobre o andamento do projeto da ponte, mostrando com clareza o que estar sendo realizado e a viabilidade do projeto. Com 750 metros de extensão a ponte será estaiada, construída na BR-230, (Transamazônica), sobre o rio Xingu no Pará, ligando os dois municípios da região que fazem fronteira Vitória do Xingu e Anapú-Pará. O atual projeto mostra uma das maiores obras do DNIT que será realizada dentro do estado, com investimento de R$ 350 milhões, com vão central de 424 metros. A expectativa é que as obras beneficiem cerca de 392 mil habitantes da região com um prazo de conclusão de 30 meses: o empreendimento atenderá uma demanda antiga da população, que faz a travessia entre os municípios por meio de balsa.

O projeto da ponte está incluso no cronograma do novo PAC, Plano de Governo que visa acelera o desenvolvimento do país, sendo destinado ao estado do Pará um montante no valor de 75,2 milhões. Em um conjunto de obras, onde está inclusa a construção da ponte sobre o Rio Xingu na BR-230; a duplicação da BR-316, no trecho entre Castanhal o trevo de Salinópolis; a pavimentação da BR-308, entre Viseu e Bragança; a derrocagem do Pedral do Lourenço e moradias do Minha Casa, Minha Vida.

Além de investimentos que ainda estão sendo estudados, como hidrovias e Ferrogrão, via férrea para ligar o Porto de Miritituba, em Itaituba, no sudoeste do Pará, ao município de Sinop, no Mato Grosso. Todos esses investimentos estão sendo preparados para ser executados antes e depois da COP230 que ocorrerá em Belém. 

Uma obra do Governo Federal, realizada pelo Consórcio Ponte Xingu - Sendo responsável pela segurança e testes de vento da ponte Rio Xingu, LSE - (Laboratório de Sistema Estruturais). Como executante, as empresas Contrubase e a Construtora Cidade e como Contratante o DNIT - Departamento de Infraestrutura e Transportes.

Veja na Integra o vídeo: 

Por: Portal Pérola do Xingu

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