Infovia 01- Norte Conectado |
Hoje é um dia histórico para a Amazônia e para todo o país, mais especificamente para a região do Baixo Amazonas em Santarém Pará. O presidente Lula e o ministro das Comunicações Dep. Juscelino estão na cidade de Santarém para inaugurar a Infovia 01, um projeto revolucionário que levará a internet em banda larga a 3 milhões de brasileiros na região Norte.
Dentro deste projeto outras seis infovias como esta estão sendo implantadas na região amazônica para levar internet de alta velocidade a essas localidades.
Através de um cabo de fibra óptica de 1.100 km, submersos nos rios amazônicos, a Infovia 01 conectará cidades como Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes no Amazonas. Onde escolas, hospitais e áreas de segurança pública também serão beneficiados.
Qualidade da Internet
A velocidade com esse tipo tecnologia é incrível: cada cabo tem capacidade de até 20Tb por segundo, o que significa que você pode transmitir 200 mil vídeos de streaming em HD ao mesmo tempo. Imagine o que isso fará pelo acesso à educação, saúde e desenvolvimento na região.?
Além disso, a Infovia 01 e o programa Norte Conectado, também têm um grande impacto ambiental positivo. Com cabos submersos, está sendo preservado cerca de 68 milhões de árvores da Amazônia diminuindo o impacto ambiental e contribuindo com o desenvolvimento das cidades distantes dos grandes centros Urbanos. Conectar e proteger, esse é o compromisso desse novo governo.
Investimentos
O programa Norte Conectado tem investimento de R$ 1,3 bilhão para beneficiar 59 municípios e 10 milhões de pessoas. Diferente de outros governos, o objetivo agora é de unir esforços para levar desenvolvimento, educação e oportunidades à Amazônia e a todo o Brasil.
- O Norte Conectado contará com 8 infovias;
- São 12 mil quilômetros de extensão;
- R$ 1,3 bilhões de investimento em todo o projeto;
- 10 milhões de pessoas serão beneficiadas;
- 59 municípios atendidos no do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima;
- 68 milhões de árvores preservadas, já que não será uma rede típica de telecomunicações (enterrada ou posteada).
Por: Portal Pérola do Xingu
0 Comentários