Ticker

6/recent/ticker-posts

Escola em Altamira é Interditada para Reforma

Prefeitura de Altamira lança comunicado oficial sobre a Interdição da EMEF Dom Clemente Geiger

Localizada no Bairro de Brasília centro de Altamira, a escola de Ensino Fundamental Dom Clemente vem apresentando problemas estruturais já alguns anos, a falta de manutenção ou reforma foram os principais motivos para o agravamentos dos problemas. 

Sem retorno, é com a situação se agravando a cada dia alunos e professores realizaram reclamações é denúncias a secretária de educação do Município para que algo fosse feito. Conforme as diversas reclamações recebidas, a prefeitura lançou nota afirmando o fechamento da mesma para dar inicio aos trabalhos de reforma após inspeções realizada pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiro avaliarem o prédio. Confira no texto abaixo:

NOTA

A prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Educação, vem informar à comunidade escolar da EMEF Dom Clemente Geiger, localizada na Rua Antônio Vieira, bairro Brasília, que a escola precisou ser interditada após inspeção predial realizada pela Defesa Civil do município de Altamira.

No dia 29/12/2022, a direção da escola Dom Clemente Geiger protocolou, na Secretaria Municipal de Educação, ofício com relatório da situação estrutural da instituição. Diante do relatório analisado pela divisão de infraestrutura e logística da secretaria de educação, foi acionada, no dia 03/01/2022, a Defesa Civil municipal.

Em 04/01/2023, foi realizada vistoria técnica conjunta entre defesa civil e equipe técnica da Divisão de Infraestrutura da SEMED. O relatório gerado pela equipe de infraestrutura da SEMED, foi entregue à Secretaria de Educação no dia 09/01/2023, que prontamente solicitou à Defesa Civil para que fosse feito um laudo das condições estruturais da escola. O relatório final entregue pela defesa civil municipal, no dia 30/01/2023, à secretaria de educação, recomendou a interdição do prédio, pois apresenta riscos aos usuários.

Recomendando ainda a necessidade de ação imediata para a recuperação da estrutura que está comprometida, pois estão classificadas no nível de prioridade 01 (extrema necessidade), com a finalidade de garantir a segurança estrutural da edificação e dos usuários que frequentam o espaço diariamente – ou seja, o restabelecimento imediato dos pilares do 1º Pavimento, bem como recuperação das ferragens que os compõem, pois o contato com o ar faz com elas enferrujem e percam sua função estrutural. Da mesma forma, a recuperação da cobertura metálica é essencial, seja a partir da substituição de elementos locais e pintura anticorrosiva dos demais elementos de estrutura do telhado.

Diante disto, visando preservar a integridade física dos alunos, servidores públicos e demais usuários do prédio, incluindo os servidores do Conselho Municipal de Educação, tomou-se a decisão da suspensão do uso das instalações físicas da referida unidade de ensino. O Conselho Municipal de Educação será remanejado para um outro local a ser definido.

A equipe técnica-pedagógica da SEMED realizou um estudo de remanejamento dos alunos, mediante expedição de transferência escolar, para as escolas mais próximas que possuem vagas para turmas de anos finais, conforme relação a seguir:

  • EMEF João Rodrigues;
  • EMEF Saint Clair Passarinho;
  • EMEIF Octacílio Lino;
  • EMEF Santa Benedita;
  • EMEIF Getúlio Vargas.


Por: Portal Pérola do Xingu | Com Informações - Ascom/PMA

Postar um comentário

0 Comentários