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Pavimentação da PA-370 interligando Uruará-Santarém continua em obras.

 

PA-370, também conhecida como Santarém - Curuá-Una, é uma rodovia estadual do Pará que liga o centro urbano de Santarém a usina Usina Hidrelétrica Curuá-Una, no mesmo município. Foi repavimentada em 2008, tem extensão de aproximadamente 70 km, por ela dá-se acesso a Mojuí dos Campos na altura da comunidade de Santa Rosa, diversas comunidades e a vila de Boa Esperança.

A mesma continua além da usina hidrelétrica, chegando até o município de Uruará na rodovia Transamazônica, esse trecho de cerca de 140 km é denominada como TransUruará. Sua pavimentação foi iniciada e 2020 passando a integrar a região da Transamazônica ao Baixo Amazonas.

Com uma extensão de quase 150 quilômetros, o trecho, que dá acesso ao município de Uruará, liga o centro urbano de Santarém à Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, já asfaltado. O investimento é de quase R$ 190 milhões, a previsão para a conclusão dos trabalhos era para esse ano de 2022, No entanto, até o momento foram asfaltado 36 km.

A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) deve executa serviços de terraplanagem, instalação do sistema de drenagem de águas pluviais, manutenção ambiental em quatro trechos da rodovia. Onde já começaram a receber asfaltamento serão feitos serviços de sinalização de trânsito horizontal e vertical. 

Ao longo da rodovia serão construídas duas pontes: uma sobre o Rio Tutuí, com 50 metros de extensão, e outra sobre o Rio Curuá-Una, com 60 metros. Os trabalhos estão divididos em quatro lotes para dar celeridade à obra.

O primeiro lote é dos 38 primeiros quilômetros da rodovia, no trecho do entroncamento da BR-230, município de Uruará até o entroncamento da PA-370 (Rio Tutuí). O Lote 2, que também tem 38 quilômetros de extensão vai do Entroncamento da BR 230 (Uruará), entroncamento da BR-370, também no rio Tutuí. Há dois trechos da PA 370, os dois de 34,50 quilômetros, que vão do Entroncamento da TransUruará até a Usina de Curuá-Una, em Santarém.

A PA-370 recebeu aproximadamente 36 km de asfalto no trecho conhecido como Chapadão. A Pavimentação da PA-370 contribuirá com escoamento rápido de produtos entre as regiões Baixo Amazonas, Tapajós e Região do Xingu. Uma obra executada pelo governo do Estado que também deve encurta distância entre as Regiões Baixo Amazonas e Xingu em aproximadamente 100 km.

        



Por: Portal Pérola do Xingu

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