A PA-370,
também conhecida como Santarém - Curuá-Una, é uma rodovia estadual do Pará
que liga o centro urbano de Santarém a usina Usina
Hidrelétrica Curuá-Una, no mesmo município. Foi repavimentada em
2008, tem extensão de aproximadamente 70 km, por ela dá-se acesso a Mojuí
dos Campos na altura da comunidade de Santa Rosa, diversas comunidades e
a vila de Boa Esperança.
A mesma continua além da usina hidrelétrica, chegando até o
município de Uruará na
rodovia Transamazônica,
esse trecho de cerca de 140 km é denominada como TransUruará. Sua
pavimentação foi iniciada e 2020 passando a integrar a região da Transamazônica ao Baixo
Amazonas.
Com
uma extensão de quase 150 quilômetros, o trecho, que dá acesso ao município de
Uruará, liga o centro urbano de Santarém à Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, já
asfaltado. O investimento é de quase R$ 190 milhões, a previsão para a conclusão
dos trabalhos era para esse ano de 2022, No entanto, até o momento foram
asfaltado 36 km.
A
Secretaria de Estado de Transportes (Setran) deve executa serviços de
terraplanagem, instalação do sistema de drenagem de águas pluviais, manutenção
ambiental em quatro trechos da rodovia. Onde já começaram a receber
asfaltamento serão feitos serviços de sinalização de trânsito horizontal e
vertical.
Ao
longo da rodovia serão construídas duas pontes: uma sobre o Rio Tutuí, com 50
metros de extensão, e outra sobre o Rio Curuá-Una, com 60 metros. Os trabalhos
estão divididos em quatro lotes para dar celeridade à obra.
O
primeiro lote é dos 38 primeiros quilômetros da rodovia, no trecho do
entroncamento da BR-230, município de Uruará até o entroncamento da PA-370
(Rio Tutuí). O Lote 2, que também tem 38 quilômetros de extensão vai do
Entroncamento da BR 230 (Uruará), entroncamento da BR-370, também no rio Tutuí.
Há dois trechos da PA 370, os dois de 34,50 quilômetros, que vão do
Entroncamento da TransUruará até a Usina de Curuá-Una, em Santarém.
A PA-370 recebeu aproximadamente 36 km de asfalto no trecho conhecido como Chapadão. A Pavimentação da PA-370 contribuirá com escoamento rápido de produtos entre as regiões Baixo Amazonas, Tapajós e Região do Xingu. Uma obra executada pelo governo do Estado que também deve encurta distância entre as Regiões Baixo Amazonas e Xingu em aproximadamente 100 km.
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