A unidade mantém, por mais um ano, a certificação ONA 3, reconhecimento de mais alto nível da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
Hospital Regional em Altamira conquista recertificação nacional de excelência certificação ONA 3 |
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira,
sudoeste do Pará, encerrará o ano com uma conquista importante: a renovação da
certificação de qualidade ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela
Organização Nacional de Acreditação (ONA), maior certificação nacional de
acreditação hospitalar.
O selo atesta o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos
pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HRPT conquistou a certificação ONA
3 pela primeira vez em 2016 e, após auditoria de reavaliação realizada no
último mês de setembro, manteve o mais alto nível de acreditação.
O Regional da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, é referência para casos de média e alta complexidades para uma população estimada em 500 mil pessoas, dos nove municípios da região Xingu.
Equipe UTI Neonatal do Hospital Regional da Público da Transamazônica | Foto: Ascom/Pró-Saúde
De acordo com Edson Primo, diretor Hospitalar, o reconhecimento
obtido com a certificação reafirma o compromisso da gestão, com foco na
segurança do paciente e na qualidade dos processos em seus mais altos
níveis.
“Com a certificação, ganhamos confiança e passamos credibilidade aos nossos pacientes. Sem dúvidas, é uma experiência que motiva toda nossa equipe e nos impulsiona para a melhoria constante”, ressalta o diretor.
Processo de auditoria
Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os
dias 12 e 13 de setembro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini,
associada à ONA.
A entidade avalia as unidades de saúde em três níveis de
abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de
confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que
envolvem o atendimento.
Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.170 itens
e rotinas internas em todos os setores do hospital, atestando a qualidade da
gestão.
Durante o processo, o desenvolvimento de ações que fomentam a
segurança do paciente no HRPT foi citado como um ponto forte. O projeto
“Multiplicador de Atitude”, que ensina profissionais, pacientes e acompanhantes
a fazer uma higienização correta e com a técnica adequada para limpar todas as
áreas das mãos, foi um dos destaques mencionados na auditoria.
Ação de higienização das mãos com toda equipe |
Outros pontos importantes foram a oferta de treinamentos da Língua
Brasileira de Sinais (Libras) aos colaboradores e o “Encontro de Prematuros”,
evento que busca orientar os pais que acompanham os filhos prematuros
internados na unidade. A ação também conta com a participação de mães que já
passaram pela experiência no hospital.
“São muitos desafios e buscamos sempre nos aprimorar. Quando identificamos que algum processo está com dificuldade, nosso principal foco é trabalhar em conjunto para resolver esta situação. Assim, conseguimos acompanhar e gerar ciclos de melhorias, com foco em prol dos nossos pacientes”, explica Roberto.
Segundo Roberto Santana, supervisor do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o trabalho desempenhado na instituição tem como objetivo manter o esforço contínuo pela excelência assistencial, atrelado à segurança e à humanização no cuidado ao paciente.
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