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Hospital Regional em Altamira conquista recertificação nacional de excelência. Confira!

A unidade mantém, por mais um ano, a certificação ONA 3, reconhecimento de mais alto nível da Organização Nacional de Acreditação (ONA)

Hospital Regional em Altamira conquista recertificação nacional de excelência certificação ONA 3

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, encerrará o ano com uma conquista importante: a renovação da certificação de qualidade ONA 3 Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), maior certificação nacional de acreditação hospitalar.

O selo atesta o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O HRPT conquistou a certificação ONA 3 pela primeira vez em 2016 e, após auditoria de reavaliação realizada no último mês de setembro, manteve o mais alto nível de acreditação.

O Regional da Transamazônica, unidade que pertence ao Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, é referência para casos de média e alta complexidades para uma população estimada em 500 mil pessoas, dos nove municípios da região Xingu. 

Equipe UTI Neonatal do Hospital Regional da Público da Transamazônica | Foto: Ascom/Pró-Saúde

De acordo com Edson Primo, diretor Hospitalar, o reconhecimento obtido com a certificação reafirma o compromisso da gestão, com foco na segurança do paciente e na qualidade dos processos em seus mais altos níveis. 

“Com a certificação, ganhamos confiança e passamos credibilidade aos nossos pacientes. Sem dúvidas, é uma experiência que motiva toda nossa equipe e nos impulsiona para a melhoria constante”, ressalta o diretor. 

Processo de auditoria

Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 12 e 13 de setembro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA.

A entidade avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento.

Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.170 itens e rotinas internas em todos os setores do hospital, atestando a qualidade da gestão.

Durante o processo, o desenvolvimento de ações que fomentam a segurança do paciente no HRPT foi citado como um ponto forte. O projeto “Multiplicador de Atitude”, que ensina profissionais, pacientes e acompanhantes a fazer uma higienização correta e com a técnica adequada para limpar todas as áreas das mãos, foi um dos destaques mencionados na auditoria.

Ação de higienização das mãos com toda equipe

Outros pontos importantes foram a oferta de treinamentos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos colaboradores e o “Encontro de Prematuros”, evento que busca orientar os pais que acompanham os filhos prematuros internados na unidade. A ação também conta com a participação de mães que já passaram pela experiência no hospital.

“São muitos desafios e buscamos sempre nos aprimorar. Quando identificamos que algum processo está com dificuldade, nosso principal foco é trabalhar em conjunto para resolver esta situação. Assim, conseguimos acompanhar e gerar ciclos de melhorias, com foco em prol dos nossos pacientes”, explica Roberto.

Segundo Roberto Santana, supervisor do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), o trabalho desempenhado na instituição tem como objetivo manter o esforço contínuo pela excelência assistencial, atrelado à segurança e à humanização no cuidado ao paciente.


Por: Portal Pérola do Xingu| Ascom-Pró-Saúde

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