A programação teve início na última quarta-feira (15) e foi até o dia (18), na Casa de Memória Transxingu, em Altamira.
IV edição da Festa Literária internacional do Xingu
O evento apresenta como tema “A Literatura Infantil e Juvenil: desconstruindo preconceitos e abrindo novos caminhos” e conta com diversas atrações, incluindo shows, festas literárias e de artesanato, brinquedoteca, mesas de diálogo, entre outras.
Foram selecionados projetos de obras de autores paraenses através do edital, que está inserido no programa “Leitura por Todo o Pará”. O programa visa a valorização da literatura e editoras paraenses. Dentre as etapas do projeto, foram concluídas as aquisições dos livros e a entrega das cessões das obras, que começou em fevereiro deste ano. Segundo a Coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Pará, ligado à Diretoria de Leitura e Informação, Marinilde Barbosa, os relatos de experiência dos projetos foram feitos em roda de conversa no dia 16 de junho.
Prefeitura de Altamira articula construção de nova ponte no PA Ressaca. Confira o Vídeo!
As primeiras informações foram dos municípios de Altamira, Medicilândia e Vitória do Xingu, para onde foram entregues 14 kits, contendo aproximadamente 500 livros cada. Dessa maneira, pôde-se vivenciar como os municípios farão uso dos materiais. “É uma forma de contribuir para a ampliação do acervo de bibliotecas públicas escolares, prisionais e hospitalares”, disse Marinilde.
Para a Coordenadora Biblioteca Pública Arthur Vianna, Socorro Baía, que também esteve envolvida na Festa, a quarta edição da FLIX mostrou um diferencial, pois “tem se ampliado no âmbito estadual e em especial na região do Xingu, com participação de diversos municípios da região”.
Ela conta que a FLIX ampliou seus espaços físicos e potencializou suas atividades, com palestrantes vindos de Portugal e Moçambique. “É um evento que tem se fortalecido com as parcerias e a FCP este ano foi grande parceira no evento”, disse.
Participação
A Fundação Cultural do Pará esteve atuando na programação através de oficinas e palestras, bem como outras atividades. Dos dias 16 a 18 de junho, aconteceu o Workshop de Contação de Histórias, no Laboratório de Linguagens/ Campus II. Outras atividades da Fundação incluem rodas de conversa e stand de publicações.
“Foi um momento de fortalecer as parcerias”, continuou Socorro, ao citar a presença do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, e de representantes da UFPA e de outras autoridades do município. Ela destaca a importância socioeconômica e cultural da FLIX para o estado, dizendo que a Festa fortalece a arte literária e os autores paraenses e “incrementa a economia do município por meio da economia criativa regional”.
Na programação do último dia do evento, esteve incluída atividades acadêmicas, mesas redondas, e a Fundação continuou em workshop de contação de histórias, espaço lúdico e atividades de promoção da leitura, como teatro de fantoches e gincana literária.
Por: Portal Pérola do Xingu |Fonte: Fundação Cultura
0 Comentários