Ticker

6/recent/ticker-posts

Projeto Usina da Paz em Altamira, Confira aqui!

O projeto de construção da Usina da Paz em Altamira pode se torna realidade para os Altamirenses.

Imagem: ilustrativa (Projeto da usina da paz construído pela empresa Hidro na região metropolitana de Belém).

Projeto de Implantação da Usina da Paz em Altamira pode se torna realidade para os jovens carentes de Altamira. O assunto já havia se esfriado quando no dia 20/05, o deputado Ozorio Juvenil voltou com o tema nas redes sociais, porém, agora com confirmação que o projeto poderá sair do papel.

Entenda

Foi durante o início do dia 07/01 de 2021, quando o Atual prefeito de Altamira Claudomiro Gomes recebeu em seu gabinete uma equipe vinda de Belém de órgãos do Governo do Estado, para discutir com o prefeito a implantação do projeto Usina da Paz em Altamira. 

Desde desse ocorrido não se ouviu mais falar sobre o assunto, até este mês de maio dia 20/05, quando em uma postagem o deputado Ozorio Juvenil trouxe a tona novamente o assunto. No post o mesmo afirma que Altamira também receberá o projeto de cunho social que visa diminuir o índice de criminalidade na cidade, com uma gama de atividades e  programas sociais voltados ao público jovem.


Confira a publicação:

Print do Post em que o deputado Ozorio Juvenil, em rede social confirma a instalação da Usina em Altamira.


Saiba mais

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.

O projeto inicialmente teve como propósito a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado, sendo a última entregue neste mês de maio dia 18/05, na cidade de Parauapebas Pá.

O projeto abarca mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.

Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:

1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
5. Tecnologia e inclusão digital.
6. Meio ambiente e sustentabilidade.
7. Mediação de conflitos e prevenção à violência.


"As Usinas da Paz são complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade, seja na área da saúde, da educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros. Ao mesmo tempo, são espaços esportivos para a comunidade, com piscina, quadras esportivas, dojô, oferecendo atividades que visam à educação de valores, à formação da cidadania plena. Trazem uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz", disse Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.

A Usina da Paz em Altamira, ainda não foi divulgada oficialmente pelo Governador do estado, mais nosso Portal Pérola do Xingu, andou sondando e descobriu que a área que será construída a Usina será doada pela Prefeitura e que ainda este ano de 2022, no dia 7 de junho será realizado a assinatura de autorização para construção da mesma.

Parcerias

As obras em outros municípios estão sendo executadas com a parceria das empresas Vale e Hydro, que estão arcando integralmente com os custos. O governo não recebe nenhum recurso econômico, mas recebe as Usinas da Paz prontas e equipadas. Em Altamira a empresa Norte Energia será parceira para construção desse empreendimento, e o poder municipal doador da área a ser construída.

A empresa Vale é a responsável pelos projetos executivos das unidades da Cabanagem (já em funcionamento), Benguí, Icuí-Guajará (já em funcionamento), Nova União, Parauapebas, Canaã dos Carajás. Já por parte da Hydro, o investimento será destinado à construção dos espaços nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas. E em Marabá, o governo está avaliando a implantação do projeto.

Por: Portal Pérola do Xingu| Inf. Seac

Postar um comentário

0 Comentários