O projeto de construção da Usina da Paz em Altamira pode se torna realidade para os Altamirenses.
Imagem: ilustrativa (Projeto da usina da paz construído pela empresa Hidro na região metropolitana de Belém). |
Projeto de Implantação da Usina da Paz em Altamira pode se torna realidade para os jovens carentes de Altamira. O assunto já havia se esfriado quando no dia 20/05, o deputado Ozorio Juvenil voltou com o tema nas redes sociais, porém, agora com confirmação que o projeto poderá sair do papel.
Entenda
Foi durante o início do dia 07/01 de 2021, quando o Atual prefeito de Altamira Claudomiro Gomes recebeu em seu gabinete uma equipe vinda de Belém de órgãos do Governo do Estado, para discutir com o prefeito a implantação do projeto Usina da Paz em Altamira.
Desde desse ocorrido não se ouviu mais falar sobre o assunto, até este mês de maio dia 20/05, quando em uma postagem o deputado Ozorio Juvenil trouxe a tona novamente o assunto. No post o mesmo afirma que Altamira também receberá o projeto de cunho social que visa diminuir o índice de criminalidade na cidade, com uma gama de atividades e programas sociais voltados ao público jovem.
Confira a publicação:
Print do Post em que o deputado Ozorio Juvenil, em rede social confirma a instalação da Usina em Altamira. |
Saiba mais
A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em parceria com a iniciativa privada.
O projeto inicialmente teve como propósito a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado, sendo a última entregue neste mês de maio dia 18/05, na cidade de Parauapebas Pá.
O projeto abarca mais de 80 serviços gratuitos, disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do Estado, como espaços para atividades esportivas; salas de audiovisual e inclusão digital; atendimento médico e odontológico; consultoria jurídica; emissão de documentos; ações de segurança; capacitação técnica e profissionalizante; espaço multiuso para feiras, eventos e encontros da comunidade.
Também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.
Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:
1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
5. Tecnologia e inclusão digital.
6. Meio ambiente e sustentabilidade.
7. Mediação de conflitos e prevenção à violência.
"As Usinas da Paz são complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade, seja na área da saúde, da educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros. Ao mesmo tempo, são espaços esportivos para a comunidade, com piscina, quadras esportivas, dojô, oferecendo atividades que visam à educação de valores, à formação da cidadania plena. Trazem uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz", disse Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.
A Usina da Paz em Altamira, ainda não foi divulgada oficialmente pelo Governador do estado, mais nosso Portal Pérola do Xingu, andou sondando e descobriu que a área que será construída a Usina será doada pela Prefeitura e que ainda este ano de 2022, no dia 7 de junho será realizado a assinatura de autorização para construção da mesma.
Parcerias
As obras em outros municípios estão sendo executadas com a parceria das empresas Vale e Hydro, que estão arcando integralmente com os custos. O governo não recebe nenhum recurso econômico, mas recebe as Usinas da Paz prontas e equipadas. Em Altamira a empresa Norte Energia será parceira para construção desse empreendimento, e o poder municipal doador da área a ser construída.
A empresa Vale é a responsável pelos projetos executivos das unidades da Cabanagem (já em funcionamento), Benguí, Icuí-Guajará (já em funcionamento), Nova União, Parauapebas, Canaã dos Carajás. Já por parte da Hydro, o investimento será destinado à construção dos espaços nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas. E em Marabá, o governo está avaliando a implantação do projeto.
Por: Portal Pérola do Xingu| Inf. Seac
0 Comentários