Foto: David Alves |
Foi durante esta terça feira 17/02 que Assembleia Legislativa do Estado do Pará aprovou por unanimidade a favor do projeto de Lei que torna a FLIX-Festa Literária Internacional do Xingu patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará.
A notícia foi divulgada pelo Deputado Estadual Heraldo Pimenta em sua rede social durante a tarde desta terça-feira 17 maio de 2022, na publicação o mesmo escreveu:
“Na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Pará no momento em que o presidente Chicão lê a aprovação, por unanimidade, do Projeto de Indicação 05/2022, de nossa autoria, que declara a Festa Literária Internacional do Xingu (FLIX) Integrante do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará. Uma satisfação pessoal e como parlamentar. Parabéns aos idealizadores e ao público que tanto engrandecem esse evento que ocorre no sudeste e Sudoeste do Pará.” Afirmou o Deputado.
Foto reprodução: Rede sociais |
Prefeitura executa limpeza em ruas de vários bairros da cidade.
A FLIX e um projeto criado desenvolvido em Altamira pela Maria Ivonete Coutinho (Professora Netinha) que e Drº em ciências sociais e Profº da UFPA-Universidade Federal do Pará Campus Altamira.
O evento e um marco histórico na cidade de Altamira e um grande ganho para a região dando visibilidade a produção artístico-literária do território da Transamazônica e Xingu.
A Festa Literária no Xingu configura-se como um grande evento de caráter artístico e literário, com desdobramento socioambiental, cultural e turístico, situando-se no rol das festas literárias realizadas no País, sem perder de vista o diálogo com as narrativas amazônicas, as expressões étnico-raciais, socioculturais brasileiras e de outros países.
-VEJA TAMBÉM: 3ª edição da FLIX homenageará o bispo emérito e escritor Dom Erwin Krautler.
A FLIX conta com a participação da comunidade acadêmica, da sociedade civil, das instituições de ensino públicas e privadas, dos órgãos governamentais e não governamentais, com nomes memoráveis da literatura regional, nacional e internacional, tendo como foco especial o público leitor, escritores e artistas locais
Nos quatro dias do evento estima-se a circulação de aproximadamente 25.000 pessoas segundo a SETUR, que movimentarão direta e indiretamente a economia local, fazendo uso de bens e serviços da cidade de Altamira e municípios circunvizinhos, como transportes (aéreo, rodoviário e aquático) além de hotéis, restaurantes, livrarias, lojas, comércios entre outros serviços de âmbito turístico.
O evento tomou dimensão significativa na vida literária, artística e cultural de Altamira, assim como no contexto acadêmico de profissionais, professores, alunos e na ampla discussão acerca de assuntos ligados às questões ambientais, étnico-raciais, sociais e turísticas da região através de oficinas workshops, seminários, mesas de debates, conferencias, espetáculos artísticos bem como, trocas de experiências de aspectos diversos e produtos da cultura nacional, articularmente em seu caráter de resistência e ousadia.
0 Comentários