Médio
Xingu ganha Centro Integrado de Pesca Artesanal para fortalecer o setor
pesqueiro
Durante a manhã desta terça-feira 11/05, foi realizado a cerimônia para oficializar a entrega das novas instalações que vai beneficiar diretamente o setor pesqueiro da região do Xingu e trazer para toda sociedade de Altamira mais comodidade na hora de comprar o pescado. O diretor da empresa Norte Energia Paulo Roberto Ribeiro Pinto oficializou a cerimônia.
“Norte Energia Hoje encerra todo seu compromisso com a comunidade pescadora ao realizar a entregar da cooperativa. Essa obra trará para Altamira benefícios desde da venda do peixe fresco ao congelamento do peixe e transporte e plataformas de chegada, afirmou Paulo Roberto.”
A obra foi construída
pela empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica
Belo Monte. O Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR) é uma das condicionantes
que a empresa Norte Energia realizou para mitigar os impactos causados pela construção
da hidrelétrica.
Centro Integrado de Pesca Artesanal |
A obra foi
iniciada em 2015 e tinha como prazo de entrega julho de 2016, porém todo os trabalhos
ficaram totalmente parados durante 5 anos, sendo finalmente retomado em
fevereiro de 2021. O diretor da empresa Paulo Roberto Ribeiro Pinto, em fevereiro deste ano formulou um
novo prazo para entrega dia 21 de marco de 2021, mas também não foi cumprido.
Diante aos questionamentos ao prazo o Diretor da empresa Norte Energia
respondeu:
“Sou presidente da empresa a quatro anos, e respondo por esses quatros anos, e posso garantir que a partir do momento que cheguei, essas obras foram retomadas e está sendo entregue.”
Para justifica os atrasos corridos na obra o presidente da cooperativa COOPPBM, Giacomo Dall Acqua Shaffer, se posicionou e deu notícias positivas sobre o assunto:
“A obra da Norte Energia trouxe justamente o emprego da tecnologia utilizada e toda a estrutura do prédio atualizada. A gente teve a oportunidade de repensar o projeto, inclusive a forma que atenderia o pescador e, agora, a cooperativa vai poder financiar projetos econômicos atrelados ao CIPAR, garantindo a geração de renda aos cooperados”, comentou.
Diretor da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, Presidente da cooperativa Giacomo Dall Acqua Shaffer. |
Com estrutura moderna e totalmente equipada, o CIPAR conta com espaços destinados ao Mercado de Peixe, uma unidade de beneficiamento de pescado adequado às normas sanitárias indicadas pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), além de fábricas de gelo em cubos e em escamas, construídos em uma área total de 4.979,02 m², a estrutura moderna agora vai possibilitar novas formas de negocio para região.
O prefeito de
Altamira também esteve presente e também falou a respeito do empreendimento.
“É um importante momento, pois daremos aos nossos pescadores a possibilidade de processar melhor o seu produto. Mas, é importante salientar que hoje os rios Xingu e Iriri sofrem com a escassez de peixes. Há uma necessidade de trabalharmos a questão do repovoamento do rio, fazer um trabalho de reciclagem e de educação ambiental com nossos pescadores e trabalharmos a criação de peixes em tanques redes, usando a própria estrutura do rio Xingu para que assim a gente possa ter de fato, a produção que este centro vai precisar, que é cerca de 5 toneladas, e entendo que essa parceria entre prefeitura e Norte Energia será importante para o desenvolvimento da nossa região.”
Túnel de congelamento e câmaras para produtos congelados e frescos. |
A estrutura
inicial passou por readequações e no total, teve um investimento de 24,5
milhões de reais. O CIPAR forma um complexo de pesca, com unidade de
processamento de pescado, fábrica de gelo e mercado para comercialização de
peixes.
Rampa para carga e descarga de peixes |
Ainda de acordo com o presidente da cooperativa, os processos de adequações para receber as pessoas e daqui a 60 dias já começará funcionar normalmente.
O local conta com 48 boxes comerciais, auditório, área de carga e descarga, área de recepção de insumos, túnel de congelamento e câmaras para produtos congelados e frescos. A expectativa é que o novo mercado de peixes de Altamira beneficie toda população.
área de recepção de insumos |
O local conta com 48 boxes comerciais |
0 Comentários