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As obras da Ponte sobre o Rio Xingu na BR-230 no Pará, um marco na Transamazônica, com investimentos acima de 300 milhões de reais

Com um Novo Governo, o Brasil segue avançando em infraestrutura e mobilidade: A ponte sobre o Rio Xingu foi iniciada, dessa forma o Pará dar um passo a frente em desenvolvimento.

Projeto da ponte que está sendo construída sobre o Rio Xingu

A ponte sobre o Rio Xingu em Belo Monte na região de Vitória do Xingu (Pa), está sendo construída estrategicamente próximo da usina de Belo Monte, é uma obra fundamental para a região Sudoeste do Pará, que ligará definitivamente as cidades de Anapú e Vitória.

A construção da Ponte sobre o  Rio Xingu, é uma obra do Governo Federal projeto antigo do governo do presidente Lula que somente agora está sendo posto em pratica. Um projeto magnifico, crucial para a região da Transamazônica.
 
Vídeo gravado por populares mostra as obras da Construção da ponte sobre o Rio Xingu em pleno funcionamento. Confira!!

Os trabalhos foram oficialmente iniciados no final do ultimo semestre de 2023. O projeto representa um marco histórico não só para a região mais para todo o estado do Pará que possui uma demanda grande de trafego de veículos pela BR-230. O projeto representa um avanço significativo na infraestrutura de transporte para a região, contemplando não só os motoristas que trafegam diariamente pela BR, mais principalmente a agricultura o agro e a indústria. A ponte irá fazer conexão direta entre as principais cidade do estado onde a BR passa sem interrupção. Como Santarém, Altamira, Marabá.
 
       
📷Foto: DNIT/ Obras de terraplanagem para a construção da ponte.

Com 700 metros de extensão total, e um vão livre estaiado de 424 metros, a ponte facilitará o transporte de pessoas, cargas e equipamentos, substituindo o atual sistema de balsas e melhorando significativamente a logística na área.

As atividades de construção começaram no final de 2023, com a movimentação inicial de terra planagem. O projeto da ponte, que é estaiada, apresenta um design arquitetônico inovador, com dois mastros localizados nos extremos da estrutura, de onde partem os cabos de aço que suportam a seção central.

O design da Ponte sobre o Rio Xingu é comparável à Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. As diferenças principais estão no design arquitetônico dos mastros e na parte estrutural. A ponte é projetada para manter a navegabilidade do Rio Xingu e conta com uma profundidade significativa do rio, tornando inviável a construção de pilares no vão central.
     
📷Foto: DNIT/ Na imagem mostra maquinas à todo vapor trabalhando na terraplanagem para construção da ponte.

As obras incluem etapas como terra planagem, escavação, carga e transporte de materiais, e compactação. A supervisão das obras está a cargo do consórcio STE Encon. Até o momento, aproximadamente 1,90% das obras foram concluídas.

Investimento e reajustes

Inicialmente orçada em R$ 289,9 milhões, a obra sofreu reajustes, elevando o custo total para cerca de R$ 379 milhões. Estes reajustes são comuns em grandes projetos de infraestrutura, devido a mudanças no projeto durante a execução.

A construção da Ponte do Xingu é um marco para a infraestrutura de transporte na região amazônica. Sua conclusão trará benefícios significativos em termos de mobilidade e desenvolvimento econômico, impactando positivamente a vida das comunidades locais e de todos que dependem da Transamazônica para transporte e comércio. Este projeto é um exemplo de como investimentos estratégicos em infraestrutura podem transformar regiões, promovendo crescimento e desenvolvimento sustentável.


Por: Portal Pérola do Xingu

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