Ticker

6/recent/ticker-posts

ALTAMIRA:

BOLSONARO DEVE VIR A ALTAMIRA PARA INAUGURAR A HIDROELÉTRICA DE BELO MONTE


A barragen vem gerando uma grande controvérsia com relação a procedência da segurança de  sua estrutura.

O presidente Jair Bolsonaro deve desembarcar em Altamira, esta semana, para a inauguração oficial da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A expectativa é que ele chegue na quarta-feira.
Na semana passada, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação comercial da 18ª turbina de Belo Monte. Com o funcionamento da turbina, a usina, localizada no Rio Xingu (PA), passa a ter capacidade instalada de 11.233,1 MW e quantidade média de geração de energia de 4.571 MW.


Em julho, durante a solenidade que anunciou o funcionamento da 14ª Unidade Geradora (UG), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque anunciou a vinda do presidente Jair Bolsonaro à região do Xingu. “O presidente Jair Bolsonaro reconhece a contribuição do empreendimento para o Brasil e já sinalizou sua presença, aqui em Vitória do Xingu, em novembro deste ano, no acionamento da última turbina”, declarou Albuquerque.Com a promessa da ida até o município de Vitória, Bolsonaro deve passar também por Altamira. A conclusão A décima-oitava e última turbina será o marco do fim da obra.


O empreendimento terá a capacidade para atender 60 milhões de pessoas. Com as 18 turbinas da casa de força principal em operação comercial, Belo Monte será inaugurada oficialmente na próxima quarta-feira, 27, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Apesar da conclusão da obra da usina, a Norte Energia – empresa responsável pela construção e operação – ainda continuará à frente de as ações sociais e ambientais para mitigar o impacto do empreendimento na região.


“Belo Monte é a terceira maior usina hidrelétrica do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e da binacional Itaipu. Pela sua expressividade e importância não apenas para o Estado do Pará, como também para o Brasil, o Senado, por meio da Subcomissão, vem acompanhando o andamento desta grande obra”, analisa o presidente da Subcomissão, senador Zequinha.  
Segundo o parlamentar, mais do que conferir a conclusão da hidrelétrica, a comitiva irá verificar o andamento das condicionantes. “É inegável que a hidrelétrica trouxe coisas boas para a região. 

Foram investidos mais de R$ 6 bilhões em investimentos em 117 programas socioambientais. Nesta ida até a região, iremos verificar o que andou, o que precisa ser concluído. 
É preciso garantir que a população local seja beneficiada pelo empreendimento”, defendeu. Além da visita à hidrelétrica, a comitiva participa de reunião técnica no Centro de Cursos e Convenções, em Altamira (PA). 

A diretoria da Norte Energia e representantes da sociedade civil organizada participam do evento que irá tratar do cumprimento das ações condicionantes. Os senadores Lucas Barreto (PSD-AP), relator da Subcomissão de Belo Monte, e Elmano Férrer (PODE-PI) se juntam ao senador Zequinha Marinho na visita a Belo Monte. As informações absorvidas durante a estadia no Pará serão incorporadas pelo relator em seu parecer, apresentado no final deste ano. 


 Por: ASCOM Senado Federal

Postar um comentário

0 Comentários