COM O TEMA "AMAZÔNIA, CENTRO DO MUNDO" O EVENTO ACONTECEU NESTE FINAL DE SEMANA, DOMINGO (18) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EM ALTAMIRA
O evento reuniu ambientalistas vindos de vários Estados, e de outros Países, o movimento foi organizado pela UFPA, com apoio de movimentos sociais.
AMAZÔNIA:
O vento teve objetivo de mostra para o mundo que, o homem pode viver em harmonia com o meio ambiente, "viver e preserva", vem sendo o tema discutido mundialmente nesses últimos tempos, onde o homem cada vez mais vem destruindo de forma irresponsável as florestas amazônica, e a biodiversidade natural existente.
Em debates anteriores, o Governador do Estado Helder Barbalho, mencionou em seu discurso com o atual presidente da republica, criação de projetos onde o homem do campo possa receber apoio do governo para que se possa reutilizar áreas já desmatada para o cultivo de produção de alimentos, sem precisar derrubar mais arvores, para realizar novos plantios.
Veio participar do evento lideranças importantes, como o Bispo do Xingu, Dom Erwin Kräutler. Segundo o Bispo, " - E preciso viver em harmonia com a floresta, e que esse evento, tem o objetivo de sensibiliza o povo, não somente da qui da região, mais de toda Amazônia, e também o povo do Brasil e do Mundo. Dom Erwin Destaca, que o evento e caráter Nacional e Internacional, e que se trata da defesa desse bioma que Deus criou para todos nós, e que devemos ter responsabilidade.
E que, ninguém pode nos tira o direito de lutar pela amazônia, e em defesa da amazônia tão ameaçada.
Mencionou também duas visões sobre o assunto; a primeira o Bispo disse que a terra e tida pelo homem como meio de exploração; e a outra, e que a terra e de vida; vidas de tantos povos que existe aqui. Povos originários e povos que depois vinharam, emigraram para cá, defendemos esse chão concreto, para vinda de futuras gerações."
Mencionou também duas visões sobre o assunto; a primeira o Bispo disse que a terra e tida pelo homem como meio de exploração; e a outra, e que a terra e de vida; vidas de tantos povos que existe aqui. Povos originários e povos que depois vinharam, emigraram para cá, defendemos esse chão concreto, para vinda de futuras gerações."
Teve a presença de lideranças, que já deixou sua marca na história como a Antônia Martins da Fundação Viver Produzir e Preservar. Ambientalistas vindos de outros estados, e de fora do País, tiveram a oportunidade de expor suas ideias
em prol da Amazônia legal.
Teve apresentações de eventos Culturais e barracas de artesanatos, comidas tipicas da amazônia Brasileira e da Gastronomia local.
O vento terminará terça feira (19) onde será elaborado uma carta manisfesto, com as proposta discutida no decorre das ações realizadas no evento, onde povos indígenas, agricultores rurais, ativistas e ribeirinhos movimentos sociais quilombolas ONG´s, para a construção de projetos para realização de obras e desenvolvimento sustentável da Amazônia, onde será, levada para cúpula do clima no Chile
.
O Deputado Federal Aírton Faleiro, também esteve no local e se pronunciou sobre o assunto; Afirmando que o debate internacionalizado, não significa perca de soberania, porque como a amazônia, ela influência no equilíbrio do clima Global, ela sempre será pauta de debates, internacionais.
O evento segue até terça dia (19) e conta com a presença de toda a população para juntos discutir os desafios sobre o futuro da Amazônia.
0 Comentários