CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE A CIDADE QUE ENCANTA, E DEIXA SEUS VISITANTES APAIXONADO POR ELA
Tradições cultura e a economia que faz Altamira ser uma cidade especial e incrível, com uma cultura de miscigenação, onde agrega novos aspectos de cultura e saberes.
HISTÓRIA E CULTURA
Altamira é um município brasileiro localizado no estado do Pará, na Região Norte do país. Até 2009, foi o maior município do mundo em extensão territorial, com uma área de 159 695,938 km², ultrapassando vários países como Portugal, Islândia, Irlanda,Suíça, entre outros.
Fica a uma altitude de 109 metros, latitude 03º12'12" sul elongitude 52º12'23" oeste.
Fica a uma altitude de 109 metros, latitude 03º12'12" sul elongitude 52º12'23" oeste.
Sua população em 2010 era de 105 030 habitantes. Em 2013 esse numero aumentou para 148.000.A rodovia Transamazônica atravessa o município no sentido leste-oeste numa extensão de 60 km, ligando Altamira a Belém (800 km), Marabá (500 km), Itaituba(500 km) e Santarém (500 km)[8] . Característica notória do município é sua hidrografia: Altamira está cravada às margens do rio Xingu, com sua série de afluentes e cachoeiras que se distribuem por toda a região.
Geografia
Altamira possui uma área de 159 695,938 km², o que o torna o maior município do Brasil e o terceiro maior do mundo em extensão territorial (sendo menor que Qaasuitsup e Sermersooq, municípios gronelandeses instituídos em 1 de janeiro de 2009).Se o município de Altamira fosse um país, seria o 91º país mais extenso do mundo, maior que Grécia e Nepal.Se fosse um estado brasileiro, seria o 16º maior, um pouco menor que o Paraná e maior que o Acre e o Ceará.
No município de Altamira inicia-se a "volta grande do Xingu", trecho sinuoso e cheio de cachoeiras do Rio Xingu onde, no final do trecho, será construída a Hidrelétrica de Belo Monte. Essa hidrelétrica, com capacidade de 11.182 MW, será a terceira maior do mundo (após a Hidrelétrica de Três Gargantas na China, e a Usina Hidrelétrica de Itaipu entre o Brasil e o Paraguai), e inundará cerca de 400 km², principalmente nos municípios de Vitória do Xingu e Altamira.
História
Fundação: 6 de novembro de 1911(102 anos)Apesar de se saber que mesmo antes de 1750 antigas Missões Jesuíticas já habitavam a região do Xingu, resultando no surgimento da Vila de Altamira, o primeiro registro formal de sua existência data de 14 de abril de 1874, que cria o município de Souzel, no qual se inseria a região que hoje compreende o município de Altamira. Pela grande extensão física e necessidades administrativas, em 6 de novembro de 1911 cria-se o município de Altamira.Altamira consolidou-se como centro polarizador do sul do estado.
Sua origem oficial esteve diretamente ligada: a) à colonização das Missões Jesuíticas, na primeira metade do século XVIII; b) à extração de borracha que perdurou até a metade do século XX; e c) ao processo de interiorização do Brasil com a abertura da fronteira amazônica, a partir da década de 1970. Sua história extraoficial esteve ligada sempre à presença do indígena nesse território.Desde o período da borracha a rede urbana da região do Xingu estrutura-se a partir de Altamira. A agricultura – principalmente arroz, cacau, feijão, milho e pimenta-do-reino –, a extração de borracha e castanha-do-pará e a pecuária são as principais atividades econômicas do município. A região, entretanto, defronta-se com problemas econômicos e sociais à medida que não houve os investimentos necessários em infraestrutura. O ecoturismo tem um grande potencial no município, mas é muito pouco explorado. Em 1972 foi implantado nesse município o marco zero da Rodovia Transamazônica(BR-230) pelo presidente brasileiro Emílio Garrastazu Médici. Iniciava-se um período de intensa exploração da floresta amazônica, com assentamentos de colonos e abertura de vias terrestres, algumas já abandonadas e outras que geraram os município da região (Medicilândia, Anapu, Vitória do Xingu etc.).
CULTURA
Na primeira semana do mês de Junhoocorre o Festival Folclórico de Altamira organizado pela AGFAL (Associação dos Grupos Folclóricos de Altamira) . O evento ocorre desde 2002 e é considerada a maior festa cultural da Transamazônica e consta no calendário municipal de eventos da cidade. E realizado em três noites de festa, começando na quinta-feira e terminando no sábado, com apresentação de três grupos por noite.
E o resultado sendo divulgado no domingo seguinte.O evento nada mais é que uma competição de danças da região norte do país, como o Carimbó, o Siriá, o Rimtubão, a Toada, o Sirimbó e inclusive a Quadrilha Junina que e da cultura da região nordeste.Dançarinos do Grupo Folclórico Rosa dos Ventos em 2012.O festival e disputado por nove Grupos Folclóricos são eles: Rosa dos Ventos, Cisne Branco, Flor da Juventude, Tradição Aparecida, Nova Geração, Beija Flor, Cheiro do Pará, Explosão Bela Vista e Furacão Anchieta.
Vale Destacar que o Cisne Branco e Rosa dos Ventos são detentores de mais títulos com três no total, enquanto Tradição Aparecida e Flor da Juventude possuem dois e os demais Explosão Bela Vista, Nova Geração, Beija Flor, Cheiro do Pará e Furação Anchieta nenhum.Cada grupo tem no mínimo 30 mim de apresentação e no máximo 40 mim onde e feita uma banca de jurados que julgam o grupo do 9 quesitos alguns deles são harmonia, traje típico, sincronismo e etc. Além disso também tem as apresentações da misses folclore representando cada grupo.O evento ocorre anualmente em um Ginásio Esportivo da cidade.
Por; Portal Pérola do Xingu
Por; Portal Pérola do Xingu
0 Comentários