Novo espaço de atendimento alcança 82% de conclusão e sua entrega vai ampliar a assistência em saúde pública especializada à população da Região da Transamazônica e do Xingu
Altamira – Durante a manhã desta quinta-feira (21), a governadora do Pará, Hana Ghassan, desembarcou em Altamira. Durante sua agenda na cidade, ela vistoriou as obras da Policlínica e do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) do município.
Durante a visita in loco ao canteiro de obras, foi confirmada a retomada dos trabalhos, cujo andamento já alcançou 82% de conclusão. Quando for entregue, o novo espaço de atendimento vai garantir a ampliação da assistência em saúde pública especializada à população de Altamira e de toda a Região da Transamazônica e do Xingu.
Na ocasião, a governadora Hana ressaltou a importância do acompanhamento das obras em andamento, que vão descentralizar os atendimentos e beneficiar milhares de moradores da região.
“Viemos acompanhar a construção da Policlínica, onde teremos o serviço de hemodiálise, porque a gente sabe o quanto é importante descentralizar esse serviço, para que os pacientes sejam atendidos aqui em Altamira e não tenham que se deslocar a outros municípios. Além disso, o espaço vai contar com o Natea, com atendimento especializado para pessoas com TEA, sendo a maior Policlínica Natea do Estado. Então, estou aqui com a nossa equipe para acompanhar a obra, fiscalizar cronograma, resolver problemas e entregar o mais rápido possível esses serviços à população”, detalhou a governadora Hana Ghassan.
Atendimentos especializados
Com mais de três mil metros quadrados de área construída, o espaço será dividido por setores, incluindo recepção para a entrega de resultados, atendimento ambulatorial, setor de diagnóstico por imagem e métodos, laboratórios, além de apoio técnico e uma ala exclusivamente voltada para a hemodiálise.
A Policlínica também será integrada pelo Natea, que contará com seis salas de atendimento multiprofissional, sala multiuso e jardim sensorial, com ambientes planejados para estimular os sentidos, promover a regulação emocional e incentivar a integração social.
As especialidades médicas disponíveis abrangerão as áreas de ginecologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além da oferta de sessões de hemodiálise.
A unidade contará ainda com exames de eletroencefalograma, ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, ressonância magnética, raio-x e tomografias, além de procedimentos invasivos e endoscopia.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Ualame Machado, que integrou a comitiva em visita às obras da Policlínica/Natea, estar perto e acompanhar o andamento dos serviços é fundamental para que eventuais ajustes sejam feitos e os processos sigam dentro do cronograma, garantindo que em breve os espaços tragam maior assistência em saúde para a população local.
“Nós viemos aqui no mês de março com toda a equipe do Governo do Estado, tanto da Secretaria de Obras Públicas quanto da Secretaria de Saúde, para vistoriar como estavam as obras em andamento no município de Altamira. Hoje retornamos aqui, com a governadora, para mais uma vez garantir a celeridade na obra da Policlínica, que está 82% concluída, visando ampliar o acesso da população a consultas e exames especializados, reduzindo as filas e garantindo o melhor atendimento a toda a região”, ressalta Ualame Machado.
O acesso aos atendimentos em Altamira será feito por meio do sistema de regulação estadual, mediante encaminhamento e agendamento prévio pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por outras unidades da rede pública.
A expectativa do Governo do Estado é concluir e entregar a Policlínica ainda este ano, expandindo a rede pública de saúde e fortalecendo o suporte para os habitantes da Transamazônica e do Xingu.
Atualmente, o Pará conta com Policlínicas em funcionamento nos municípios de Belém, Santarém, Marabá, Tucuruí e Capanema, além de unidades em construção em Breves e Altamira.
0 Comentários