A sazonalidade das chuvas na região do Médio Xingu determina o período de manutenção preventiva das turbinas. Entre os meses de julho e novembro, a Norte Energia executa o procedimento
A Norte Energia concluiu a manutenção preventiva das 18 turbinas da casa de força principal e das seis unidades geradoras do Sítio Pimental, área da casa de força complementar, da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Segundo a empresa, a iniciativa visa assegurar a operação plena das unidades geradoras, especialmente durante os meses de cheia do rio Xingu.
Por ser uma usina a fio d’água, sem reservatório de acumulação, a hidrelétrica produz mais energia nos momentos de cheia do rio, ficando quase inativa nos meses de estiagem. Belo Monte possui capacidade instalada de 11.233 megawatts (MW).
Assim, a sazonalidade das chuvas na região do Médio Xingu determina o período de manutenção preventiva das turbinas. Durante o verão amazônico, entre os meses de julho e novembro, a Norte Energia executa o procedimento.
As atividades incluíram inspeções, ajustes mecânicos e elétricos e limpeza de sistemas. O foco dos trabalhos recaiu em três turbinas de Belo Monte e duas de Pimental.
“A confiabilidade e disponibilidade total dos equipamentos são cruciais para o êxito do trabalho a ser executado, por isso a manutenção preventiva e preditiva serem tão importantes”, disse o superintendente de manutenção da Norte Energia, Wagner Lellis.
“Estamos falando de equipamentos que garantem a produção de energia elétrica para o país, por isso tudo é planejado e realizado para que não haja falhas nessa entrega”, acrescentou Dante Henrique da Silva, gerente de planejamento e controle da manutenção da Norte Energia.
Fonte: Portal Pérola do Xingu | Fonte: Valor Econômico
0 Comentários