Ticker

6/recent/ticker-posts

Município de Uruará, Medicilândia e Novo repartimento se destacam na produção de Cacau na transamazônica


Localizada no eixo da Br-230 (Transamazônica) a cidade de Uruará vem sendo destaque na produção de Cacau no estado. A produção do fruto vem agregando valor a partir do emprego, da mão de obra local e da preservação ambiental sendo tendência do segmento.

A produção do fruto vem ganhando força nesses últimos anos no estado, atualmente o Pará está entre os dez maiores polos cacaueiros do mundo. A região da transamazônica e Xingu é os maiores produtores do fruto do estado. Sendo 80% da produção do cacau do estado está concentrada na região da Transamazônica e Xingu, nos município de Altamira,  Uruará Novo Repartimento, Medicilândia, Anapú, Brasil Novo. Tendo como destaque para os municípios de Uruará, Medicilândia e Novo repartimento como os maiores produtores da amêndoa.

Anualmente somam entre 8 a 10 mil hectares em área plantadas. Com um clima propício e com a terra roxa favorável a lavoura. A região da Transamazônica é uma das regiões que mais planta cacau no mundo e com uma produtividade impressionante que chega entre seus 970 a 1 mil quilos por hectares.

A expansão da produção sustentável do cacau na Amazônia legal, principalmente na  Transamazônica vem ganhando força e espaço no mercado internacional, além gerar emprego é renda para as comunidades.

Outro fator importante que os produtores vem tendo como aliados e o incentivo à preservação da floresta em pé, a recuperação de áreas degradadas que vem tornando áreas improdutivas em produtivas adaptando o plantio do cacau junto á outras árvores frutíferas. Além da inserção da tecnologia na lavoura.

Os agricultores de Uruará vem recebendo incentivo através da Prefeitura da cidade e da Comissão Executiva do Plano da lavoura cacaueira (CEPLAC), através de cursos profissionalizantes e adequação de produtos e o uso da tecnologia para o aprimoramento dos frutos.



Por: Portal Pérola do Xingu

Postar um comentário

0 Comentários