O Manual de Orientação Técnica da Arborização Urbana foi construído desde 2021 pela prefeitura do município, nele, constam as normas para plantio e manutenção de novas mudas de plantas na área urbana da cidade.
O manual é criado a partir da lei que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e essas diretrizes são justamente para atender as especificidades da cidade de Santarém. Nele constam os limites para plantio de mudas de árvores entre calçadas e vias públicas, além de uma lista com as espécies que podem ser inseridas na arborização urbana
O plano contou com a participação das Secretarias de Agricultura e Pesca, Secretaria de Cultura, Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (IDEFLOR-Bio), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Centro Universitário da Amazônia - Unama Santarém, Equatorial Energia e GT Alter do Chão.
O plano é essencial para o município, pois, mesmo localizada no coração da Amazônia, a cidade de Santarém tem muito a caminhar para ser um modelo de cidade arborizada, isso porque, nas obras de infraestrutura, a concretização do solo quase não deixa espaço para o plantio de árvores, ou quando plantam, não são cuidadas e acabam morrendo. Além do mais, as árvores são essenciais para diminuir o calor nos centros urbanos.
Por: Portal Perola do Xingu | Tapajós de Fato
0 Comentários