Foi durante os dias 16 e 17 de novembro, que a equipe técnica da Casa de Memória Transxingu-CMT em Altamira, promoveu jornada educativa para o corpo docente das escolas da região da Volta Grande do Xingu. O encontro e integração ocorreram na Escola Luiz Rebelo localizada na Vila da Ressaca e as atividades foram coordenadas pela prof.ª Dr.ª Maria Ivonete Coutinho da Silva.
Na ocasião, foi informado que a jornada educativa tem o propósito de formação dos professores da região e se refere aos Projetos de Itinerância e o Projeto de Reconstrução Das Memórias Socioculturais Das Famílias Ribeirinhas Da Volta Grande Do Xingu - TVR.
Durante esse primeiro momento, foram realizadas atividades como palestras informativas e num próximo encontro serão desenvolvidas algumas oficinas e minicursos juntamente com a equipe de profissionais da Casa de Memória Transxingu-CMT.
Casa de Memória Transxingu
O Complexo Cultura Casa de Memória TransXingu foi fundado em 2017, edificada em uma área de 13.873m², Iniciativa da empresa Norte Energia com intuito de preservar as memorias de povos tradicionais da região afetada pelo empreendimento da Usina. Espaço criado para encontro, difusão, reflexão e afirmação do Patrimônio Cultural das áreas de influências Transamazônica e Xingu.
Complexo Cultural Casa de Memória TransXingu-Altamira-Pará |
A Instituição está localizada em Altamira no estado do Pará, as margens do Rio Xingu. O local abriga um complexo cultural formado por seis diferentes espaços, sendo eles: Espaço Museológico, Auditório/Teatro, Área Coberta dos Fornos, Sala Multiuso e Terreiro para eventos ao ar livre administrado pela Universidade Federal do Pará, (UFPA-CAMPUS ALTAMIRA). Além do espaço para comercialização de pescados administrado por cooperativa dos pescadores.
Construída por meio de condicionantes da Usina Hidrelétrica de Belo Monte com principal objetivo a preservação e difusão do patrimônio cultural e histórico referente às Áreas de Influência Direta (AID) dos impactos causados pelo empreendimento, que compreende os municípios de: Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Brasil Novo e Anapú.
Equipe itinerante - UFPA Campus Altamira, expedição na volta grande do Xingu |
Nesse sentido a empresa Mineradora Canadense Belo Sun que atualmente está com suas licenças ambientais embargadas pelo MPPA, vem atuando em parceria com as comunidades da Volta Grande. A empresa vem trabalhando no apoio aos Projetos de Itinerância, fornecendo toda logística de transporte e hospedagem da equipe técnica da Casa de Memória Transxingu, contribuído com aquisição do conhecimento cultural e histórico dessas comunidades.
0 Comentários