Ticker

6/recent/ticker-posts

Coordenadores Pedagógicos e Professores de Matemática do 1º ao 9º ano das Reservas Extrativistas em Altamira receberam formação ofertado pelo SIDARTA e SEMED

Coordenadores e Professores de Matemática em Altamira realizaram cursos de formação continuada
pelo Sidarta e Semed.

Em Altamira no Sudoeste do Pará, a Prefeitura através da Secretária Municipal de Educação (SEMED), realizou o projeto " Mentalidade Matemática", por Instituto SIDARTA e “Praticando Matemática”, por SEMED- Altamira. A realização desse projeto fora destinados aos coordenadores e professores de matemática do 1º ao 9º ano que atuam nas reservas extrativistas, polos: Maribel, São Francisco, Morro do Anfrísio e Gabiroto.

A realização desse projeto aconteceu nos dias 18/07 a 20/07, teve como objetivo a formação continuada dos professores e coordenadores da área. O Programa Mentalidades Matemáticas usa uma abordagem objetiva, baseada em derrubar mitos, como o de que “a matemática é para gênios”, mostra que errar faz parte do processo de aprendizagem e que somos todos seres matemáticos. 

Com o crescente números de casos de Covid-19 em Altamira, Unidade Sentinela volta a ser reativada.

Os encontros foram coordenados pela Divisão de Formação Continuada e de Avaliação Externa da Semed: profa. Elaniese do Socorro Lima Silva, profa. Hortência Layane Sousa Costa e prof. Rafael Alves Fernandes e ministrados pelos formadores: Profa. Hortência Layane Sousa Costa, Profa. Edileuza Voigt Ferreira e Prof. Rodrigo Barradas Pimentel.

Para a realização da formação foram utilizados recursos e materiais pedagógicos como, jogos educacionais, materiais lúdicos dentre outros. Tudo isso, para mostrar e transferir conhecimentos aos educandos de que a Matemática pode e deve ser trabalhada de forma lúdica e inspiradora, desmistificando-a e tornando o conteúdo didático e atrativo para os estudantes.

A matemática fornece instrumentos eficazes para compreender e atuar no mundo que nos cerca; ela é uma ferramenta essencial na solução de vários tipos de problemas. O conhecimento matemático faz parte do patrimônio cultural da humanidade, é componente importante na construção da cidadania, nos conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, e o seu ensino deve ser meta procurando desenvolver nos alunos competências para compreender e transformar a realidade.

 

Por: Portal Pérola do Xingu/Ascom/PMA

Postar um comentário

0 Comentários