“Segurança e Cidadania”, esse e o objetivo da Usina da Paz em Altamira na Região do Xingu
Na sede do Comando de Policiamento Regional VIII (CPR VIII), em Altamira, que uma reunião foi realizada para tratativas da doação da área a ser destinada para a implantação do projeto da Usina da Paz no município. Esteve presente na reunião o Coronel Marcos Lopes, diretor do UsiPaz, do governo do Estado do Pará, o Superintendente da Policia Civil de Altamira Alisson Damasceno, representantes da prefeitura de Altamira e autoridades locais.
O projeto Usina da Paz faz parte do programa territórios pela Paz (TerPaz) elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretária Estratégica e Articulação da Cidadania (Seac) em parceria com a iniciativa privada. As UsiPaz têm como principal objetivo integrar políticas públicas sociais e segurança, promovendo a redução da violência e crimes em regiões onde a unidade é instalada, através de diversos programas sociais.
Durante a reunião o Coronel Marcos Lopes, contou detalhes do projeto e de sua importância para Altamira. “Chama-se “Usina da Paz”, um equipamento de 5.000.00 m² de área construída que coloca em processo o que chamamos de uma grande inclusão social. Uma grande transformação social, e, isso se dá dentro deste equipamento chamado Usina da Paz. E, portanto, tem que ser em um terreno adequado para que a gente possa construir a Usina da Paz, para que possa beneficiar o maior número de pessoas possíveis aqui na nossa Altamira”. Relatou o Marcos Lopes.
Coronel Marcos Lopes, diretor do UsiPaz, do governo do Estado do Pará |
Logo após a reunião a comitiva se deslocou até o Bairro São Francisco, para averiguar a área destinada pela prefeitura para a construção da Usina da Paz. Para surpresa de todos ali presente, no local, a prefeitura de Altamira também anunciou que pretende construir uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e mais uma creche infantil.
O Governador do estado Hélder Barbalho, deve vir a Altamira ainda este mês dia 28/06 terça-feira para anunciar a data quando as obras deverão iniciar.
O secretário de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e de Articulação da Cidadania (Segmuc), Marcos Silva, destacou que essa parceria com o Governo do Pará é fundamental para que o município tenha avanços significativos no que diz respeito as ações de cidadania. “Tudo em um local estratégico, onde centraliza cerca de seis bairros, isso para Altamira será muito importante a implantação da Usina da Paz.”
Diante a esses fatos, ficou definido que; para a implantação da Usina, a prefeitura vai contribuir, em contrapartida, com a doação do terreno. Já a estrutura do local será executada pela Norte Energia empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte e gerido pelo Governo do Estado.
Por: Portal Pérola do Xingu| Infor: Ascom/PMA
0 Comentários