Ticker

6/recent/ticker-posts

Projeto parque de exposição

Saiba quando e onde ocorrerá a feira de exposição do agronegócio de Altamira

A nova área doada para construção do novo parque de exposição mede em torno de cinco alqueires

O tradicional parque de exposição em Altamira Antônio Inácio de Lucena, que durante mais de 30 anos recebeu diversos eventos voltado a feira do agro negócio na região, após ficar vários anos com as portas fechadas agora será gerido por iniciativa privada.

Foi durante o mês de abril de 2022, que a Prefeitura deu inicio as demolições do antigo parque para da lugar ao complexo de secretárias da prefeitura, fato que gerou polêmica nas redes sociais. 

O tema da FITA 2022 é "Turismo Inteligente: Conexões e Experiências Sustentáveis".

A famosa feira de exposição localizada na rodovia Ernesto Acioli que durante os seus dias de funcionamento movimentava a economia da cidade teve seus dias gloria. O evento que acontecia anualmente e já fazia parte do calendário cultural do município atraindo centenas de visitantes para prestigiar os eventos que fomentava o agronegócio da cidade e de outros municípios vizinhos teve suas atividades encerrada antes da pandemia em 2019.

Eventos realizado na expoalta em Altamira reunia milhares de visitante

Projeto desenvolvido pelo Polo tecnológico do Xingu recebe aporte financeiro em editais de inovação. Confira!

Foram um pouco mais de três anos que prefeitura de Altamira não havia realizado mais as festas programada da feira de exposição, uma perca muita grande para os produtores rurais e pecuaristas da nossa cidade e região Xingu e Transamazônica que deixou de expor e divulgar seus produtos durantes os eventos que acontecia durante a feira do agronegócio na cidade. 

Muitos agricultores da região via os dias de programação das feiras como uma grande oportunidade para expor seus rebanhos e realiza grandes negócios e também expor seus produtos durante os dias de festas. A expor feira era uma vitrine para que os produtores rurais pudesse mostra seu produto ao mundo e realizar grandes negócios.

Entenda

Durante a essa nova gestão de Claudomiro Gomes, os produtores Rurais da região juntamente com a Sindicado Rural de Altamira (SIRALTA), se reuniram com o prefeito da cidade, entre os meses de agosto e Setembro de 2021, solicitando apoio da prefeitura e autonomia para gerir a feira agropecuária que vinha acontecendo na cidade. 

Segundo representantes do SIRALTA os eventos antes promovidos estavam servindo mais para palanque político e Shows de interesse partidário, do que propriamente aos produtores rurais na qual o evento era destinado e que, a programação das feiras estavam ocorrendo sem data fixa durante os anos causando transtorno para alguns produtores.

Diante a esses fatos, a prefeitura de Altamira entrou em acordo e repassou a gestão da feira agropecuária a iniciativa privada, o Sindicado Rural de Altamira (SIRALTA), ainda no final do mês de setembro 2021, em reunião que aconteceu no gabinete da prefeitura de Altamira, com documentos protocolados junto à Câmara Municipal de Altamira, que trata da doação de uma área pública para a construção do novo Parque de Exposições do município.

A audiência na câmara Municipal de Altamira teve aprovação unanime por parte dos vereadores. Além do repasse ao Sindicado, a prefeitura ainda doou uma área para que seja construído um novo parque, maior e mais estruturado para que seja adequado às necessidades dos eventos que deverão acontecer no futuro.


No novo espaço será possível viabilizar a realização de eventos de grande porte na cidade, com mais atrativos econômicos, culturais, esportivos e turísticos, promovendo assim, a visibilidade da produção agrícola e pecuária da região, além de todo o potencial do município.

Nova área

A área doada pela prefeitura para construção do novo parque tem um pouco mais de cinco alqueires, localizado entre o antigo presidio o aeroporto e o Bairro Mexicano distante do centro da cidade 6 km. A localização e considerada estratégica pois a via e pouco movimentada o que contribuirá para a circulação tranquila durante os eventos que deverão acontecer. Visto que a Ernesto Acioli rodovia que levava ao antigo parque se tornava intrafegável causando enormes filas de carros durante os dias de evento.

Os processos de legalidade da área ainda estão em processo e a assim que estiver pronto, iniciarão os trabalhos e em curto prazo já terá uma estrutura adequada para recebe os primeiros eventos de expor feiras do agronegócio de toda a região.

O SIRALTA, agora está responsável por gerir e pela construção do novo parque de exposição. A associação promete construir o maior parque de feira agropecuária do estado, e a expectativa para o primeiro evento acontecer será para o ano de 2023.


Por: Portal Pérola do Xingu

Postar um comentário

0 Comentários