Conheça a História da E.M.E.F João Rodrigues da Silva
Escola localizada no Bairro Mutirão em Altamira e reinaugura e entregue a população |
Foi durante está quarta feira (04/05) que a prefeitura através da Secretária de educação de Altamira (SEMED) e Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi), inauguraram na tarde desta quarta-feira 04, a escola João Rodrigues da Silva, na Rua 06 no Bairro Mutirão em Altamira-Pá.
A escola passou por uma ampla reforma em sua estrutura, na escola foi realizado limpeza total do terreno, revestimento, piso e forro; a troca e revisão nas instalações elétricas, inclusive foram trocados as lâmpadas, interruptores e tomadas; manutenção nas instalações hidrossanitários com a troca de louças, válvulas e sifões, bem como limpeza e manutenção nas caixas de passagem e gordura; manutenção na cobertura (retirada de goteiras); troca de vidros quebrados, fechaduras, exaustor e cubas da cozinha; recuperação de paredes em geral com reboco, emassamento e lixamento; pintura completa e manutenção do piso da quadra.
Atualmente, a escola atende a uma clientela de 6° ao 9° ano, com 424 alunos no Ensino Fundamental e 172 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A escola agora possui ambiente mais adequados e confortáveis para recebe os alunos |
Surgimento da Instituição de ensino em Altamira
A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rodrigues da Silva foi inaugurada em 01 de agosto de 1990, na administração do prefeito Sr. Armindo Dociteu Denardin; a secretária de Educação era a Srª Marinês Cunha Mendonça Simas e a diretora de ensino a Srª Iva. A escola funcionava em quatro turnos (nos anos 90), pois a demanda era enorme e não existia outra escola no Bairro Mutirão. Suas atividades foram iniciadas no dia 21 de agosto de 1990.
Criada por meio do Decreto n° 150/90, de 03 de agosto e autorizada pelo presidente do Conselho Estadual de Educação, de acordo com a decisão do Plenário, em sessão realizada no dia 09.05.1996 – processo número 752/94-CEE e Parecer nº 152/96 CEE.
A instituição escolar foi construída com o objetivo de acolher a clientela do bairro, pois não existia nenhuma modalidade de ensino para atender a comunidade. A referida escola era constituída por três salas de aula, dois banheiros, uma pequena secretaria e uma cozinha. Na época, a escola ofertava o ensino de 1º grau da 1ª à 4ª série e em quatro turnos para atender a todos que necessitavam frequentar a sala de aula.
O nome da escola é uma homenagem ao Sr. João Rodrigues da Silva, engenheiro e secretário de Viação e Obras, falecido no período em que a escola estava sendo construída. Ele, nascido em 05 de maio de 1954, na cidade de Garanhuns no estado de Pernambuco, casou-se com a Srª Quitéria Silva Rodrigues e tiveram três filhos, Jaqueline Rodrigues Silva, Jevile Rodrigues da Silva e Jeferson Rodrigues da Silva. Faleceu no dia 26.04.1990, vítima de homicídio.
No ano de 1996, foi ampliada, pois a comunidade cresceu muito e houve a necessidade de que fossem construídas mais salas para atender também às crianças e adolescentes de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Foram construídas mais seis salas de aula, três banheiros masculinos e três femininos para os alunos, um banheiro feminino e outro masculino para funcionários, uma secretaria, uma sala para os professores, uma sala para a direção e uma ampla cozinha com depósito. Essa ampliação trouxe ânimo e incentivo à comunidade do bairro Mutirão.
Em abril de 1997, a direção da escola solicitou a autorização para o funcionamento do Ensino de 1° Grau de 5ª a 8ª série ao Conselho Estadual de Educação. Na época, estava na gestão da escola a professora Fátima do Socorro Brito da Silva, autorização n° 296/95, juntamente com ela exercia o cargo de secretária a Srª Elza Maria Trevisani de Sousa, autorização nº 084/97. A autorização para o ensino de 5ª a 8ª série foi concedida pelo Conselho Estadual de Educação.
No ano de 2003, houve uma nova ampliação. Nesse período, a escola funcionava nos períodos manhã, tarde – Ensino Fundamental e à noite – Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 825 alunos. A partir desse ano, houve uma mudança no nome da escola que passou a denominar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rodrigues da Silva.
Em maio de 2014, foi concluída a ampliação do prédio escolar realizada com recursos da Empresa Norte Energia S.A., quando foram construídas 11 salas de aula, 04 banheiros para os alunos, refeitório, cozinha e despensa, sala de leitura, sala de recursos multifuncionais e sala de multimídia e reforma do prédio administrativo.
Já no ano de 2018, iniciou-se a construção da quadra poliesportiva coberta, porém não houve a sua conclusão.
Durante o governo do Atual prefeito da cidade de Altamira, Claudomiro Gomes, no dia 04/05/2022, a escola foi reinaugura e entregue novamente a população.
0 Comentários