Ticker

6/recent/ticker-posts

Mudança na vazão do rio Xingu pode paralisar Belo Monte, diz Norte Energia

Além disso, pode acarretar também em uma redução brusca na geração da hidrelétrica Pimental, alerta empresa

A Norte Energia alertou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de que o aumento da vazão de água pela usina de Belo Monte no rio Xingu pode ocasionar a sua parada total, que tem 11 mil MW de potência instalada.

Além disso, pode acarretar também em uma redução brusca na geração da hidrelétrica Pimental, com 233 MW de potência instalada, devido à diminuição da queda líquida na casa de força.
LEIA TAMBÉM
No âmbito socioambiental, ainda segundo a Norte Energia, a redução do nível de água no reservatório principal de Belo Monte, pode resultar na formação de poças e potencial risco de perecimento de peixes aprisionados nesses locais, bem como causando seca nos igapós, com prejuízo à piracema e outros impactos na alimentação da fauna subaquática.

O Ibama contraria ministério e mantém decisão de determinar que Belo Monte libere água no rio Xingu visando mitigar impactos ambientais sobre essa região do Xingu. A vazão determinada pelo Ibama Iniciou nesta segunda feira 01/02 a 07/02.

Por: Portal Pérola do Xingu 
Fonte: Valor econômico

Postar um comentário

0 Comentários