Ticker

6/recent/ticker-posts

Altamira em alerta com a nova cepa da covid-19. A nova variante e mais infecciosa e os riscos saúde e mais grave

Ainda não se sabe o real potencial dessa variante, mas os relatos clínicos de médicos que estão atuando em Manaus dão conta de que a deterioração dos pacientes é maior e mais rápida. 
Durante o dia de ontem sexta-feira (29) o Governador do Estado do Pará Helder Barbalho, veio a publico em suas redes sociais Twitter, Instagram e face book informa que pessoas com a nova cepa da covid-19 já foram identificados em pessoas da região do Pará. 

“Pessoal, lamento informar que foram confirmados dois casos da nova cepa, aqui no Pará. A confirmação foi feita pelo Instituto Evandro Chagas. A Variante que circula no Amazonas foi identificada em: um Homem de 58 anos e uma Mulher de 26 de idade, no Município de Santarém". 
O bandeiramento do cenário da covid-19 no estado mudou. A partir do dia (29), na região metropolitana de Belém, Marajó Oriental, Marajó Ocidental, Carajás e Nordeste entram no bandeiramento laranja. A Medida preventiva tomada e para conter o vírus, que atualmente estamos passando por uma segunda onda de infecção, e tentar neutralizar essa nova variante em nosso estado. Essas novas medidas e do decreto estadual 800/2020, orienta que as prefeituras dos municípios tomem medida restritivas. 
Mudanças de Bandeiramento nas regiões
A nova variante e de origem do amazonas que atualmente causou um novo surto do vírus no estado onde gerou grandes números de mortes. A aqui no Pará a nova cepa do coronavírus foi detectada em Santarém, Município que recebe diariamente centenas de pessoas oriundas do amazonas e municípios vizinhos. 

Na Região do Xingu em Altamira sudoeste do Pará a prefeitura vem implantado medidas preventivas acendendo novamente o alerta a população. Durante o dia (22/01) o prefeito Claudomiro Gomes instalou o gabinete de crise com órgãos do Município, estaduais e sociedade civil organizada. 
Gabinete de crise e instalado em Altamira para criar medidas preventivas ao combate a covid-19
As ações tem como objetivo principal adotar medidas estratégicas para que seja ampliado o atendimento de prevenção a covid-19 na cidade. Quanto na área da limpeza urbana, com o apoio das secretárias municipal e do Departamento Município de trânsito Demutran. 

As medidas a serem tomadas tem como foco principal realizar grandes ações para conscientizar a população com ações educativas com mensagens graves, se as normas de prevenção não forem adotadas a sociedade poderá enfrentar medidas mais severas como possível lockdown, falta de leitos em UTIS, falta de oxigênios. 

A prefeitura para acelerar os atendimentos a realização dos exames e testes da covid-19 no município. Durante a manhã de quinta-feira 28/01 foi realizada a abertura de postos sentinelas voltadas ao atendimento ao coronavírus. Um já existia no bairro de Brasília que foi transferido para o Bairro Mutirão e outro no bairro premem. 
Unidades sentinelas de Altamira
O que significa variante do coronavírus? 

No caso da mutação de Manaus, as mudanças ocorreram nos genes que codificam a espícula (spike), uma estrutura que fica na superfície do vírus e permite que ele invada células do nosso corpo, tornando-o mais infeccioso. 

A P.1 é derivada de uma das variantes predominantes no País, a B.1.1.28. O potencial de transmissão dela pode ser maior por causa da mutação N501Y, presente nas variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul. 

Outra mutação que causa preocupação nas autoridades é a E484K. Estudos apontam que ela consegue escapar de anticorpos, podendo causar novas infecções e atrapalhando o desempenho das vacinas. 

Ainda não se sabe o real potencial dessa variante, mas os relatos clínicos de médicos que estão atuando em Manaus dão conta de que a deterioração dos pacientes é maior e mais rápida. 

Por: Portal Pérola do Xingu

Postar um comentário

0 Comentários