Ticker

6/recent/ticker-posts

Governo Federal anuncia construção de 504 unidades Habitacionais do "Minha Casa Minha vida" em Altamira

Governo Federal anuncia construção do Projeto do "Minha Casa Minha Vida" para Cidade de Altamira 
Imagem: Projeto de apartamentos que deverão ser construídos em Altamira do MCMV

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu primeiro mandato como o atual presidente do Brasil, vem mudando e transformando vidas em todo canto do Brasil. No Pará a ação dele não é diferente. O presidente lançou nesta ultima quarta-feira 22 de novembro ‘faixa 1’ do ‘Minha Casa, Minha Vida’, durante um encontro realizado no Planalto, em Brasília (DF). 

Na programação o Ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou a confirmação que Altamira será contemplada e receberá o projeto do Minha casa Minha Vida com 504 unidades habitacionais que será construída pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura do Município.


Programa

O processo selecionou 187,5 mil novas unidades habitacionais do MCMV para famílias da Faixa 1. São mais de 1.200 empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades serão destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.

A priori, a meta para a construção de moradias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) era de 130 mil unidades habitacionais. Porém, devido ao grande volume de propostas recebidas, foram selecionados 187,5 mil.

As propostas, recebidas pela Caixa em 2023 e selecionadas pelo Ministério das Cidades, atenderam às novas regras estabelecidas após a retomada do MCMV. Critérios como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda, salas para biblioteca, entre outros, foram considerados. Os projetos foram enviados pelos governos estaduais e prefeituras e por construtoras.

MCMV Altamira

O anúncio selou o compromisso firmado por Jade Filho, Ministério das Cidades, atual responsável pelo programa, onde em julho quando esteve em Altamira recebeu do prefeito de Altamira o projeto desenhado pelo município e a doação de uma área com capacidade para receber 2 mil casas.

Claudomiro Gomes Prefeito de Altamira agradeceu ao ministro das Cidades, Jader Filho, e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ressaltou a iniciativa do presidente em incluir Altamira no programa criado ainda em 2009 pelo próprio presidente, que Naquele ano ocupava pela segunda vez o cargo de presidente do Brasil.

Projetos de construção 

Foram destinado para cidade um quantitativo de 504 unidades, sendo que, o projeto das unidades habitacionais de Altamira, deverão ser distribuídas em blocos de apartamentos. O complexo residencial terá 5 blocos de 3 andares (térreo e 2 pisos superiores), com áreas de lazer, praça e biblioteca, em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Em seu pronunciamento, o presidente Lula disse que “o maior sonho do povo pobre é ter casa própria”. Lula também destacou a parceria com a ABL para construção de bibliotecas públicas nos complexos do ‘Minha Casa, Minha Vida’. “É tudo o que a gente precisa, moradia e cultura. Nós precisamos fazer com que o povo brasileiro goste de ler. Se a gente fizer em cada conjunto uma pequena biblioteca, quantos Guimarães Rosa a gente não vai conseguir produzir nesse País? Quanto Jorge Amado a gente não vai produzir neste País?”.



Por: Portal Pérola do Xingu | Fonte: Governo Federal

Postar um comentário

0 Comentários